Posted in

Festas de fim de ano impulsionam venda de flores e plantas ornamentais em até 30%

Foto: Divulgação

Redação Plenax – Flavia Andrade

As celebrações de Natal e Réveillon já movimentam o setor de flores e plantas ornamentais no país, com produtores e comerciantes registrando aumento médio de 30% nas vendas neste período. No Ceaflor — maior mercado de flores, plantas e acessórios para decoração e paisagismo do Brasil, localizado em Jaguariúna (SP) — o clima é de otimismo, impulsionado pela procura crescente por itens temáticos e cores simbólicas das festas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), as festas de fim de ano representam cerca de 9% de todo o faturamento anual do setor. A demanda é puxada por flores vermelhas e brancas, além de objetos decorativos que compõem ambientes festivos.

No Natal, espécies como tuias, poinsétias, kalanchoes, antúrios e gérberas, especialmente em tons de vermelho, são as mais procuradas para guirlandas e arranjos de mesa. Esses itens geralmente são combinados com fitas tradicionais das cores verde, vermelho, dourado e prata, além de elementos secos como pinhas e frutas desidratadas.

Já no Réveillon, o protagonismo é das flores brancas, tanto envasadas quanto de corte, que dominam as decorações Brasil afora e são frequentemente combinadas com elementos luminosos.

Entre os produtores, o cenário também é animador.
Cleide Maria de Souza, da VCFlores, especializada em gipsofila (mosquitinho), afirma que as vendas cresceram 30% somente no início de dezembro, apesar das dificuldades com mão de obra. A flor é indispensável nos arranjos de mesa das duas festividades.

Vanderlei Ferreira da Costa, da Vanderlei Flores, aumentou em 25% a produção de alstroemérias brancas para atender à demanda de fim de ano e projeta encerrar 2025 com 30% de crescimento. Segundo ele, a cor branca segue sendo a preferida nas composições do Réveillon.

Já Felipe Rodrigues Fernandes, da Felipe Flores e Folhagens, viu as vendas de hortênsias brancas dispararem 80% no mês de dezembro. Ele ampliou a produção em três sítios, aproveitando que novembro, dezembro e janeiro são os melhores meses para a espécie, tradicionalmente associada a amor, paz e renovação.

Para o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues, o setor deve encerrar o ano em forte ritmo de vendas.
“Com a força das tradições e o apelo das cores simbólicas, o mercado de flores e plantas ornamentais está pronto para fechar 2025 acelerado, reforçando sua relevância nas celebrações e na criação de ambientes festivos”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)