Posted in

Ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal é finalista do Prêmio Seleção Mobile Time

Crédito: Kayo Sousa

Da Redação

Defesa Civil Alerta concorre na categoria Inovação Digital. Votação popular vai até 13 de maio

O Defesa Civil Alerta é uma das iniciativas finalistas na categoria Inovação Digital do Prêmio Seleção Mobile Time. Fruto de uma parceria entre os Ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, a ferramenta foi desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e lançada em agosto de 2024. O sistema tem como objetivo permitir que os órgãos de Defesa Civil enviem alertas de emergência à população em áreas de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e vendavais.
 
“Ter o nosso sistema de emergência como um dos finalistas do prêmio só reforça a importância dessa ferramenta que salva vidas. O Brasil precisa absorver a cultura da prevenção, e estamos investindo em tecnologias de ponta para enfrentar todas as situações”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 

O Mobile Time é um portal de notícias especializado no mercado de tecnologia da informação e transformação digital. A votação popular vai até o dia 13 de maio, e os vencedores serão divulgados no dia 20 do mesmo mês. Clique aqui para conhecer os projetos selecionados na página de votação.

A tecnologia de transmissão via telefonia celular, conhecida internacionalmente como Cell Broadcast, envia mensagens de texto diretamente aos celulares conectados às redes 4G e 5G nas regiões afetadas. As mensagens aparecem como notificações pop-up sobrepostas ao conteúdo que está sendo acessado no momento, garantindo que o alerta seja percebido imediatamente — a fim de minimizar o impacto de desastres futuros.
 
O Defesa Civil Alerta já está em funcionamento em diversos municípios das regiões Sul e Sudeste e será ampliado para todo o país até o fim deste ano. Em pesquisa realizada nas cidades-piloto, 87% das pessoas que responderam ao questionário avaliaram a iniciativa como positiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)