Da Redação
Cantora fala em primeira pessoa como a própria Amazônia em cinco episódios sobre ciência, cultura e preservação, com participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva
A série “Amazônia – mãe da ciência” terá cinco episódios e será exibida no Jornal da EPTV 2ª Edição nas quatro emissoras das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e sul de Minas Gerais. A CBN, em Campinas e Ribeirão, também transmitirá o conteúdo da série que ganhou um formato especial para rádio.
Na primeira semana da COP30, de 10 a 14 de novembro, Amazônia mãe da ciência vai mostrar como a maior floresta tropical do mundo inspira descobertas científicas brasileiras essenciais para o futuro do planeta. A série vai apresentar cinco pesquisas de cientistas das regiões de cobertura da EPTV que estarão no evento mundial realizado em Belém (PA). Entre os assuntos: uma máquina do tempo na floresta amazônica que prevê o clima, crédito de carbono, bioeconomia, o poder das sementes e o peixe-boi que produz etanol.
A cantora Fafá de Belém participa da série fazendo pela primeira vez na carreira a voz da Amazônia. Nos cinco episódios, Fafá falará em primeira pessoa como uma mãe que observa, acolhe e adverte.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é uma das entrevistadas. Ela reflete sobre a urgência da preservação e o papel do conhecimento científico brasileiro.
“Eu só tenho a agradecer a EPTV pela oportunidade de poder dar a minha opinião sobre questões tão necessárias. Obviamente que eu não sou cientista, eu sou professora de história, mas eu valorizo muito quando o conhecimento e as ciências nos ajudam a fazer políticas públicas com base em dados e evidência”, disse Marina.
As gravações do especial começaram em julho de 2025. O jornalista Heitor Moreira e o repórter cinematográfico Jefferson Souza ouviram mais de 10 especialistas na área de cobertura da EPTV e também em Manaus (AM).
“Amazônia – mãe da ciência” estreia no Jornal da EPTV 2ª Edição no dia 10 de novembro, a partir das 19h. Além da CBN, também terá conteúdo da série no programa EP Agro, no g1 e nas redes sociais do jornalismo da EPTV.
