Da Redação
Documentário traça paralelo entre a jornada do médico e a corrida, revisitando infância, carreira e legado do maior comunicador de saúde do país
Médico, escritor e comunicador, Drauzio Varella construiu uma trajetória marcante não apenas na medicina, mas também ao traduzir em linguagem simples e humana temas fundamentais sobre saúde, prevenção e longevidade. Autor de mais de 20 livros e presença constante na televisão e internet, ele agora se torna protagonista de sua própria história nas telas.
O documentário A Vida é uma Maratona, dirigido por Jeff Peixoto, Michel Souza e Thais Roque e produzido pela Júpiter Conteúdo em Movimento, estreia em 17 de novembro no YouTube, às 17h, e revisita a trajetória de Drauzio desde a infância no bairro operário do Brás, em São Paulo, até a prova de sua última maratona, em Berlim.
Reconhecido como uma das vozes mais respeitadas da medicina brasileira, Drauzio reflete sobre os marcos de sua jornada, do combate ao câncer e à aids ao trabalho voluntário em presídios, passando pela atuação como divulgador científico e pela relação profunda com o esporte como caminho para equilíbrio e bem-estar. O filme traz ainda depoimentos de amigos, familiares e personalidades que ajudam a compor o retrato humano e inspirador do médico.
Produtor executivo, diretor e roteirista — e também idealizador da associação entre a trajetória de vida do dr. Drauzio e suas maratonas —, Jeff Gorgulho Peixoto comenta que, no início, precisou convencer o médico a aceitar o projeto: “O Drauzio é uma voz ativa sobre praticamente todo assunto relevante. Ao mesmo tempo, ele é muito discreto em relação à sua vida. Acho que ganhamos a confiança ao trazer o tema da longevidade. Falando também da trajetória da geração dele, que enfrentou mudanças radicais no modo de viver, e agora, está definindo novos limites para a nossa existência com saúde”.
“A animação do pessoal me convenceu. A vida é uma maratona. Na maratona você não improvisa. Exige um longo processo de treinamento, disciplina, você tem que acreditar que aquilo é importante. De certa forma existe uma coisa assim na minha vida também, nas várias atividades às quais eu tenho me dedicado. Exige essa disciplina, essa persistência que a maratona obriga a gente”, comenta Drauzio, que já perdeu a conta de quantas vezes cruzou a linha de chegada. “Eu corri 25 maratonas já, ou 26, até perdi a conta. Sempre que eu chego no final não lembro de algumas”.
Discreto em relação a sua vida pessoal, o médico encontra no esporte uma fonte de saúde e equilíbrio. Desde os anos 1980 defende os benefícios da corrida para o corpo e a saúde mental. E foi justamente a corrida que o levou a uma conquista simbólica. Em 2022, aos 79 anos, completou a Maratona de Londres e se tornou medalhista Six Majors, título concedido a quem conclui as seis principais maratonas do mundo: Nova York, Chicago, Boston, Berlim, Tóquio e Londres. Embora a busca por medalha não fosse o objetivo, o feito destacou mais uma vez seu estilo de vida e se tornou também parte do documentário.
Outro diretor do filme, Michel Souza, disse: “Foi surpreendente descobrir o quanto a vida dele (Drauzio) se parece com uma maratona, o ritmo, os desafios, as dificuldades. Uma jornada com direito a aquele momento de dúvida que todo maratonista conhece: ‘Será que consigo chegar tão longe?’”.
Para Thaís Roque, que também assina a direção do longa, a experiência foi um processo transformador: “Trabalhar com uma figura tão inspiradora quanto Drauzio foi um privilégio duplo: o de mergulhar em seu conhecimento e o de documentar uma vida de camadas tão complexas e profundas. Despir essas camadas foi um processo transformador, que vai muito além do filme – é uma descoberta sobre a própria vida, e que merece ser compartilhada com todos.”
A atriz Regina Braga, esposa do médico há mais de 40 anos, também participa do filme e comenta a importância do trabalho do marido: “A trajetória do Drauzio é muito inspiradora. E, por isso, é muito bom que ela seja contada. Foi um orgulho, uma emoção poder participar do filme com meus depoimentos”.
Ao longo da carreira, Drauzio construiu parcerias duradouras que também ganham espaço na narrativa. O jornalista Fernando Vieira de Mello Filho, que o incentivou a levar sua voz e experiência à televisão, comenta a alegria de participar do longa: “Acho que o importante é tentar mostrar a condição que o Drauzio tem de acolher as pessoas, sua disponibilidade permanente para ouvi-las e ajudá-las. É bíblico.”, afirma.
Outro parceiro de longa data, Paulo Garfunkel, compositor e roteirista, conheceu Drauzio no final dos anos 1980, e logo deram início a um trabalho conjunto com as histórias em quadrinhos do O Vira Lata, usadas em campanhas de prevenção no Carandiru. Hoje, Garfunkel é responsável pela trilha sonora original de A Vida é uma Maratona. “Chamei o Sizão Machado (baixo, guitarra e piano), Claudio Faria (trompete e flugelhorn), Vinícius Porto (percussão, baixo, teclados e guitarra) e eu (clarinete e flauta baixo) e improvisamos olhando as imagens. Esse processo imprimiu na trilha uma atmosfera livre própria do jazz”, conta.
Aos 82 anos, o médico segue em plena atividade, entre palestras, livros, atendimento em presídios e corridas. “Em 2004 eu tive febre amarela e eu e os médicos que estavam comigo chegamos a conclusão de que eu ia morrer. Pensei muitas coisas, claro, mas eu pensava sempre que eu tinha feito tudo que eu queria ter feito até aquele momento. E eu continuo com essa mesma sensação. Posso fazer muito mais, acho que vou conseguir fazer até melhor. Se eu morrer também, pô, corri até os 82 anos, é um privilégio muito grande”, afirma.
A Vida é uma Maratona
O filme, que estreia em 17 de novembro, às 17h, no canal do YouTube de Varella, tem patrocínio de RD Saúde, Olympikus, YouTube e Google.
Ficha Técnica:
Direção
Jeff Peixoto
Michel Souza
Thais Roque
Produção executiva
Jeff Peixoto
Produção
Marina Calvão
Ricardo Fernandes
Assistência de Produção
Ian Iordanu
Lucca Velozo
Produção Local – Berlim
Gustavo Havelange
Raoni Gruber
Roteiro
Jeff Peixoto
Paula Padilha
Pesquisa de Roteiro
Bea Monteiro
Paula Padilha
Direção de fotografia
Michel Souza
Thais Roque
Operação de câmera
Anaísa Verri
Daniel Jr
Fred Beijos
Gislaine Miyono
João Felipe Khury
Lucas Beijos
Michel Souza
Pedro Maron
Ricardo Fernandes
Thais Roque
Imagens aéreas
Fred Beijos
Som Direto
Kiko Tchilian
Camilo Castro
Thiago Ferraz
Marina Calvão
João Nicolau
Montagem
Gustavo Forti Leitão
Assistência de montagem e cor
Will Alencar
Mixagem e masterização de som
Cuca Nabar
Legendagem
Malu Ferreira
Figurino
Thais Roque
Trilha sonora
Paulo Garfunkel (Magrão)
Design e concepção visual
Ana Vizeu
Motion design
Uirá Eiras Domingos
Planejamento estratégico
Luana Viana
Redes sociais
Gabriela Rocca
Gestão de projetos
Denise Rodrigues
Lays Coelho
Assistência de atendimento
Bianca Cavalcante
Financeiro
Vânia Zolin
Maquiagem
Fernanda Gouvea
Fotografia Still
Alisson Louback
Ariela Bueno
Rafael Vilela
Gaffer
Murilo Taffe
Taffe
Motoristas
Elias Lourenço da Silva
Realização:
Júpiter Conteúdo em Movimento
Apoio:
Youtube Brasil
Google Brasil
Patrocínio:
RD Saúde e Olympikus
