Da Redação
Proposta foi aprovada em primeira votação e busca ampliar o acesso da juventude à saúde preventiva, dignidade menstrual e direitos sexuais e reprodutivos
O vereador Dr. Victor Rocha apresentou na Câmara Municipal de Campo Grande o Projeto de Lei nº 11.476/24, que institui o Programa “Se Cuida Jovem”. A proposta passou nesta terça-feira (05) por sua primeira discussão e votação e tem como objetivo ampliar o acesso da juventude a políticas de saúde, com foco em prevenção, dignidade menstrual, saúde sexual e reprodutiva.
De acordo com Dr. Victor Rocha, o projeto nasce da necessidade de assegurar que os jovens tenham acesso pleno e efetivo aos serviços de saúde.
“Garantir o acesso pleno de jovens às políticas de saúde vai além de disponibilizar o sistema. É preciso realizar uma busca ativa e encontrar maneiras de fazê-los acessar estes serviços, com informação, acolhimento e prevenção”, destacou o parlamentar.
O programa prevê a oferta de informações seguras sobre saúde sexual e reprodutiva, acesso a métodos contraceptivos, prevenção e tratamento de ISTs, além da ampliação do acesso a exames preventivos. Também contempla campanhas educativas e ações de conscientização, com foco na juventude campo-grandense.
Segundo Dr. Victor Rocha, investir em saúde preventiva é uma estratégia comprovada de redução de incidência de doenças e melhora significativa da qualidade de vida da população.
“Este projeto é uma resposta necessária às necessidades de saúde da nossa juventude. Ao promover dignidade menstrual, prevenção e direitos sexuais e reprodutivos, estamos construindo uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam exercer plenamente seus direitos”, afirmou.
A proposta segue para segunda discussão e votação na Câmara Municipal de Campo Grande. O projeto de lei também foi assinado pelo vereador Maicon Nogueira.
Fonte: Texto e Foto – Assessoria do parlamentar