
Da Redação
Com o QPay, Minha Quitandinha revoluciona a gestão de inventário, registrando mais de 2 milhões de compras e movimentou mais de R$ 45 milhões
O mercado de varejo autônomo está em crescimento exponencial, de acordo com dados da Market Research Future, o setor deve atingir US$ 12 bilhões até 2032, impulsionado pela ampla aceitação e evolução desse modelo de consumo. Nesse contexto, a gestão de inventário desempenha um papel fundamental, exigindo soluções tecnológicas avançadas para assegurar tanto a eficiência operacional quanto a segurança dos produtos. Sem a presença de operadores para monitoramento físico, o uso de softwares inteligentes se torna indispensável, garantindo um controle preciso e automatizado dos itens disponíveis e contribuindo para a experiência positiva do consumidor.
Diante deste cenário, a Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, desenvolveu o QPay, um software feito sob medida para o setor de lojas autônomas. Com mais de 330 unidades em operação, o sistema já registrou mais de 2 milhões de compras e movimentou mais de R$ 45 milhões. Por meio de uma jornada de compra ágil e um aplicativo de fácil utilização, o QPay permite que os consumidores realizem as compras em menos de 19 segundos.
Para Douglas Pena, sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, um bom software de gestão de inventário é fundamental para o funcionamento eficiente dos mercados autônomos. “As vantagens são inúmeras: desde o monitoramento em tempo real do estoque, evitando rupturas ou excessos, até a automação de reposições, garantindo que os produtos certos estejam sempre disponíveis para os clientes. Além disso, a tecnologia permite a análise de dados de consumo, possibilitando uma gestão mais estratégica e aumentando a rentabilidade da unidade”, explica.
Em contrapartida, o setor também enfrenta desafios. “Os obstáculos vão desde a adaptação dos consumidores ao modelo de autoatendimento até a necessidade de um monitoramento rigoroso para minimizar furtos e perdas. Além disso, a reposição ágil dos produtos, a definição do mix ideal para cada loja e a manutenção de uma experiência de compra intuitiva e satisfatória são aspectos fundamentais para o sucesso do negócio e alinhando com a gestão do inventário”, destaca Pena.
Segundo o sócio-fundador, o uso de softwares inteligentes e uma gestão estratégica, os mercados autônomos podem alcançar um novo patamar de eficiência, ampliando ainda mais as oportunidades de sucesso.