Redação Plenax – Flavia Andrade
Capital entrou em Estágio 2 após chuva forte no Maciço da Tijuca; há risco de pancadas moderadas a fortes
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro emitiu neste domingo (4) um alerta para a ocorrência de chuvas intensas, acompanhadas de raios, em todos os municípios fluminenses. O aviso é válido das 8h deste domingo até as 6h de segunda-feira (5) e ocorre em razão da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Segundo a Defesa Civil estadual e o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), a previsão indica pancadas isoladas de chuva com intensidade de moderada a forte ao longo do período.
Os órgãos recomendam que a população acompanhe as atualizações oficiais e siga as orientações das Defesas Civis municipais e dos planos de contingência locais. Em situações de emergência, os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados.
Situação na capital
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que o município do Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 às 8h07 deste domingo, devido ao registro de chuva intensa e ventos fortes na região do Maciço da Tijuca, que inclui a Floresta da Tijuca.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva que atuavam sobre o Centro, a zona norte e a região da Baía de Guanabara perderam intensidade no início da tarde. No entanto, outros núcleos isolados seguem ativos sobre a zona sudoeste da cidade e o Maciço da Tijuca, com previsão de pancadas moderadas a fortes a qualquer momento.
A Defesa Civil municipal acionou, às 8h, três sirenes na comunidade da Formiga, na zona norte da capital, em razão do elevado volume de chuva. As sirenes foram desligadas às 9h15, após a redução da intensidade das precipitações. Atualmente, o Sistema de Alerta e Alarme do Rio conta com 164 equipamentos instalados em 103 comunidades.
Região Serrana
Na Região Serrana, a Defesa Civil de Petrópolis emitiu, às 11h35, um alerta por SMS para a possibilidade de chuva moderada a forte, com risco de raios e rajadas de vento ao longo do dia.
As autoridades reforçam a importância de atenção redobrada em áreas de encosta e regiões com histórico de alagamentos e deslizamentos.

