Redação Plenax – Flavia Andrade
C2550CE, da Cordius®, superou expectativas já no primeiro ano em campo, mesmo sob adversidades climáticas, e produtores relatam produtividades próximas de 80 sacas por hectare
O sojicultor gaúcho inicia a safra 2025/26 em ritmo acelerado e com perspectivas otimistas. Segundo estimativas iniciais da Emater/RS-Ascar, o Rio Grande do Sul — segundo maior produtor nacional — deve colher 21,44 milhões de toneladas de soja, alta de 57,14% em relação à safra passada, em uma área de 6,74 milhões de hectares. A produtividade prevista é de 3.180 kg/ha (53 scs/ha), crescimento de 58,29% sobre 2024/25.
Entre os agricultores que já buscam resultados acima da média, ganha destaque a cultivar C2550CE, da Cordius®, marca de licenciamento da Corteva Agriscience. A variedade entrou no campo pela primeira vez na safra 2024/25 — um ano marcado por estiagens — e mesmo assim entregou produtividades expressivas, registrando até 80 scs/ha em algumas lavouras.
Produtores destacam desempenho superior
O produtor Mauro Bianchini, de Almirante Tamandaré do Sul, relata que a C2550CE se destacou mesmo com falta de chuvas.
“Foi uma safra difícil, mas a cultivar respondeu muito bem. Além de ajudar no manejo de caruru, aumentou nossa produtividade e rendimento. Vamos ampliar a área plantada com a C2550CE e outras variedades da Cordius®”, afirma.
Em Não-Me-Toque, o sojicultor Giordano Schiochet, associado à Cotrijal, buscava uma solução para a resistência de plantas daninhas — e encontrou na cultivar uma alternativa eficiente.
“A entrada de novas variedades no mercado é fundamental. A C2550CE agregou muito em um cenário de clima desafiador”, pontua.
Multiplicadores: peça-chave para o resultado da semente
O bom desempenho das variedades também reflete o trabalho dos multiplicadores, responsáveis por levar ao campo sementes de alta qualidade, adaptadas às condições específicas de cada região.
“Eles ajudam a posicionar cada cultivar no local onde expressará seu máximo potencial. São essenciais para o sojicultor identificar as melhores opções para clima, solo e desafios locais”, destaca Christian Meyer Pflug, diretor comercial da Área de Licenciamento da Corteva Agriscience no Brasil e Paraguai.
Na Cotrisal, em Sarandi (RS), a segunda safra de multiplicação de variedades Cordius® confirma o potencial da C2550CE.
“A cultivar trouxe produtividades acima de 80 scs/ha. Na próxima safra vamos multiplicar quatro variedades, pela performance do germoplasma e tecnologia embarcada”, afirma Nazaré Rafael Piran, gerente técnico da unidade.
Pflug reforça que os multiplicadores garantem não apenas a produção e comercialização das sementes, mas também qualidade, adaptabilidade, tolerância a pragas e doenças, além de acesso a novas biotecnologias.
Diferenciais da C2550CE
A cultivar se destaca por:
alto potencial produtivo
tolerância ao acamamento
arquitetura moderna
ampla janela de plantio
estabilidade em diferentes condições
A variedade integra o Sistema Enlist®, que reúne sementes de alta produtividade, biotecnologia e herbicidas eficientes, aliados às boas práticas agrícolas. As cultivares Enlist® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio.
Já as variedades Conkesta E3® incorporam duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), protegendo a lavoura contra importantes lagartas, como:
lagarta-da-soja
falsa-medideira
elasmo
lagarta-das-maçãs
helicoverpa
Pesquisa e desenvolvimento de longo prazo
A Cordius® reúne mais de 200 anos de pesquisa das empresas que deram origem à Corteva. O foco é entregar genética de alta performance por meio de modernos laboratórios, cinco estações de pesquisa e ensaios conduzidos em mais de 200 locais, garantindo adaptabilidade e tecnologia avançada para todas as regiões produtoras.

