Redação Plenax – Flavia Andrade
O Moinho Cultural e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizam, entre os dias 27 e 29 de novembro, o Seminário Regional do Pontão de Cultura Moinho Cultural – Unindo os Pontos, em Corumbá. O evento integra o Festival Arte e Cultura do IFMS e faz parte das ações oficiais do acordo firmado entre o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva.
A proposta é ampliar a circulação cultural e aproximar diferentes públicos por meio de três dias de debates, diálogos e apresentações artísticas que abordam temas como diversidade, fronteira e antirracismo. O encontro reúne artistas, educadores, gestores públicos e representantes de instituições culturais da região de fronteira Brasil–Bolívia.
A abertura, no dia 27, será comandada pela diretora artística do Moinho Cultural, Márcia Rolon, que apresentará um panorama das ações do Pontão de Cultura e os impactos sociais do trabalho desenvolvido no território pantaneiro.
No dia 28, a programação se intensifica com a participação de Caroline Garcia, produtora cultural e coordenadora do Ministério da Cultura em Mato Grosso do Sul, que falará sobre “Cultura Viva e a importância deste encontro para a rede”. Mesas temáticas aprofundam discussões essenciais sobre o contexto fronteiriço.
A mesa Diversidade contará com apresentação da Cia de Dança do Pantanal, seguida de roda de conversa com bailarinos, mediada pelo professor Anderson Luis do Espírito Santo (UFMS), que também propôs uma oficina de associativismo e cooperativismo para coletivos culturais. A atividade busca orientar grupos que desejam se formalizar e fortalecer sua atuação.
Na sequência, a mesa Xenofobia – Fronteira reunirá especialistas como Dr. Marco Aurélio, Dra. Suzana Mancilla, Allan Lopes Ramos e Márcia Rolon, discutindo identidade, convivência e os desafios da interculturalidade na fronteira Brasil–Bolívia.
Encerrando os debates, a mesa Antirracismo reunirá Karina Caetano (IMC), Márcia Cristina e Márcia Rolon, trazendo reflexões sobre enfrentamento ao racismo estrutural, pertencimento e educação.
O segundo dia termina com um concerto especial da Orquestra de Câmara do Pantanal, no auditório do IFMS, com um repertório dedicado a temas de filmes, em sintonia com a Festa de Cosplay da instituição.
O encerramento, no dia 29, será marcado por um momento de integração no IFMS e pelo ensaio geral do Moinho in Concert, reunindo todos os participantes e a equipe técnica em uma celebração da cultura pantaneira.
