Da Redação
Um espetáculo celeste se aproxima! O cometa C/2025 A6 será visível no céu brasileiro a partir do fim de outubro, oferecendo uma oportunidade rara para os amantes da astronomia observarem um cometa a olho nu, especialmente em locais com pouca poluição luminosa.
O cometa C/2025 A6 promete encantar os observadores brasileiros cerca de 30 minutos após o pôr do Sol, quando poderá ser localizado pouco acima do horizonte oeste. Para observá-lo, será essencial escolher um local com horizonte livre de obstáculos, como prédios, árvores ou montanhas, já que nos primeiros dias o cometa estará muito próximo do horizonte e visível por pouco tempo. Com o passar dos dias, ele ganhará altura e ficará mais fácil de ser observado.
De forma aproximada, o início da temporada de observação será em 24 de outubro para as regiões Norte e Nordeste, e a partir de 30 de outubro para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Comet Observation Database (COBS), o brilho aparente do cometa (sua magnitude visual) será de 4.3 entre 25 e 28 de outubro, 4.4 entre 29 de outubro e 1º de novembro e 4.5 entre 2 e 3 de novembro. Com o avançar dos dias, em 11 de novembro, a magnitude deve atingir 5.1, indicando um leve enfraquecimento do brilho.
Esses valores sugerem que o cometa C/2025 A6 poderá ser observado a olho nu em locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa. Em áreas urbanas, com média ou alta luminosidade artificial, o uso de binóculos ou pequenos telescópios será necessário para visualizar melhor o fenômeno.
O setor de Observatório e Telescópios da Urânia Planetário acompanhará e transmitirá o cometa C/2025 A6 ao vivo pelo canal do YouTube da Urânia: www.youtube.com/@uraniaplanetario. Inscreva-se no canal e ative as notificações para saber quando as transmissões começarão e acompanhar esse espetáculo cósmico em tempo real!
