Redação Plenax – Flavia Andrade
Parceria público-privada padroniza fluxos de acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de mulheres pela rede local de proteção.
Com o apoio da Suzano — maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos derivados do eucalipto — Ribas do Rio Pardo oficializou, na última sexta-feira (28/11), os Fluxos e Protocolos de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, iniciativa que marca um avanço significativo na política local de proteção e igualdade de gênero. O lançamento contou com a participação de representantes da empresa, da organização Childhood Brasil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS).
Segundo Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano, o novo fluxo integra uma agenda contínua de desenvolvimento social apoiada pela companhia no município.
“Enfrentar a violência contra a mulher exige integração, método e compromisso permanente. Ao fomentar a criação desses fluxos e protocolos, fortalecemos a atuação da rede de proteção e ajudamos a garantir que os direitos sejam acessados de forma rápida e segura. Isso reforça nosso direcionador de que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, afirma.
Cartilha e padronização dos atendimentos
A secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moura, destaca que o material é fruto de uma construção coletiva e impactará diretamente a qualidade dos atendimentos.
“A parceria com a Suzano é fundamental para consolidar essa política pública. Ela fortalece a rede, viabiliza recursos, contribui para a qualificação técnica e garante sustentabilidade das ações. Os novos fluxos vão padronizar processos, otimizar o tempo e aumentar a segurança das vítimas, permitindo que os profissionais atuem com mais empatia e clareza”, explica.
Para a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora Estadual da Mulher do TJ/MS, o avanço está alinhado à Política Judiciária Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
“As parcerias institucionais ampliam a capilaridade das ações e garantem que as políticas públicas cheguem às mulheres de todos os municípios, especialmente os que estão em expansão. A colaboração com empresas como a Suzano demonstra que a proteção à mulher é uma responsabilidade compartilhada”, afirma.
Continuidade das ações
A atuação da Suzano na defesa dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes já vinha sendo consolidada desde a fase de construção da fábrica em Ribas do Rio Pardo. Em julho, a companhia apoiou a entrega da cartilha com os novos fluxos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos no município.
Entre as próximas etapas para efetivar os novos protocolos estão:
capacitação continuada de toda a rede envolvida nos atendimentos;
integração de tecnologias para qualificar o registro e acompanhamento dos casos;
ampliação de programas de autonomia econômica das mulheres;
fortalecimento das estratégias de prevenção e enfrentamento à violência no município.

