Posted in

Cidade Dom Bosco celebra Mês de Dom Bosco com missão italiana e ações voltadas à comunidade

Foto: Divulgação

Da Redação

Agosto é um mês especial para a Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS). Em homenagem ao padroeiro da juventude e fundador da obra salesiana, a instituição realiza atividades comemorativas que resgatam não apenas a espiritualidade, mas também o compromisso com a educação, a solidariedade e o serviço comunitário.

Neste ano, a programação ganhou um significado ainda mais profundo com a presença de 12 missionários italianos que permaneceram na instituição ao longo das últimas semanas, em uma experiência voluntária inspirada no legado do próprio Dom Bosco e do fundador da casa em Corumbá, padre Ernesto Sassida.

Foi a partir de ações voluntárias como essa que a Cidade Dom Bosco começou a ser construída, com o trabalho direto de missionários italianos que ergueram os prédios onde hoje funcionam a unidade da Ação Social e a Escola Estadual Dom Bosco. A vinda do grupo em 2025 é uma retomada simbólica e prática dessa origem: jovens que atravessam o oceano para transformar realidades com as próprias mãos.

Vindos de diversas regiões da Itália, os missionários participaram da rotina dos programas sociais, colaboraram com atividades formativas, realizaram visitas comunitárias, promoveram momentos de convivência com os educandos e colocaram literalmente a mão na massa: ajudaram na pintura de salas e em melhorias na estrutura da Escola Estadual Dom Bosco. Também participaram da entrega de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade. Tudo de forma voluntária e gratuita.

“Dom Bosco dizia que a educação é coisa do coração. Esses jovens italianos reviveram o espírito missionário que está na origem da nossa casa. Eles vieram para servir, compartilhar e aprender. É emocionante ver que, depois de mais de 60 anos, esse legado continua vivo”, destaca Fernando Melgar, coordenador da Cidade Dom Bosco.

Quem também celebrou essa vivência foi o padre Giovanni Pojer, sacerdote salesiano de Mogliano Veneto, uma comuna da região do Vêneto, na Itália. “Essa experiência nos permitiu conhecer uma realidade diferente da nossa. As atividades que participamos aqui na Cidade Dom Bosco foram diversas: ajudamos a colorir a escola, pintando as paredes, levamos kits de alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade e muito mais. Foram momentos que nos permitiram muitas trocas, foi realmente o encontro entre diferentes culturas”, afirmou o missionário.

Programação especial

A celebração do Mês de Dom Bosco também conta com ações voltadas diretamente aos educandos. No dia 23 de agosto, será realizado um grande oratório festivo com as crianças. Já no dia 29, os adolescentes participam de um luau temático, com música, reflexão e convivência, inspirado nos valores salesianos de alegria, amizade e espiritualidade.

Outro destaque da programação é a mobilização da Pastoral Juvenil Salesiana, que está conduzindo celebrações especiais com os estudantes da Escola Estadual Dom Bosco em todos os turnos, promovendo momentos de espiritualidade e conexão com o carisma de Dom Bosco ao longo de todo o mês.

As ações são organizadas pelas equipes dos programas PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes), Adoção à Distância, Adolescente Aprendiz e Pastoral Juvenil Salesiana, com apoio dos educadores e colaboradores da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)