Da Redação
Município premiado pelo Sebrae/MS reduziu em 81,8% o tempo de emissão de documentos e alcançou 91,7% de processos digitais
Chapadão do Sul se tornou o primeiro município de Mato Grosso do Sul a adotar integralmente processos digitais em 2020, quando implementou a plataforma 1Doc para modernizar sua gestão pública. Cinco anos depois, os números mostram os impactos com 15,4 mil assinaturas digitais realizadas, 20,4 mil usuários ativos e 35,8 milhões de eventos registrados na plataforma que transformou a administração municipal.
O tempo para emissão de documentos caiu 81,8%, enquanto 91,7% dos processos passaram a ser resolvidos digitalmente. Essa eficiência rendeu à prefeitura o prêmio do Sebrae/MS em 2022 nas categorias “Desburocratização” e “Cidade Empreendedora”, além do título de “Prefeitura Empreendedora”, em 2024, pelo projeto “Chapadão do Sul Cidade Inteligente e Sustentável”.
“A utilização do sistema 1Doc representa um avanço essencial para a gestão pública moderna. A digitalização dos processos trouxe mais agilidade no atendimento às demandas da população, além de promover economia de recursos e mais eficiência no dia a dia dos nossos servidores. Hoje, conseguimos dar andamento a processos de forma muito mais rápida e segura. Visto sua eficácia, nós seguimos mantendo sua aprimoração e fortalecendo seu uso, pois entendemos o quanto ela colabora com a sustentabilidade e com uma gestão pública mais eficiente”, destacou o prefeito Walter Schlatter.
A experiência bem-sucedida com a plataforma chamou atenção além das divisas estaduais. O município agora integra o programa Cidade Inovadora, com planejamento estratégico para os próximos 10 anos, e desenvolve um Branding Book para se consolidar como “a cidade inteligente do agronegócio brasileiro”.
“Chapadão do Sul usa a ferramenta de forma estratégica, não apenas como solução tecnológica. Isso faz toda a diferença nos resultados”, observa Delza Assis, Relações Institucionais da 1Doc.