Posted in

Brasil brilha no Critics Choice: “O Agente Secreto” vence Melhor Filme Estrangeiro, mas Wagner Moura fica sem estatueta

Foto: Reuters

Redação Plenax – Flavia Andrade

O cinema brasileiro teve destaque no Critics Choice Awards, realizado na noite de domingo (4). O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, consolidando sua força na temporada internacional de premiações.

Na categoria, a produção brasileira superou os concorrentes Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, No Other Choice, Sirat e Belén, garantindo uma das principais vitórias da noite para o Brasil.

Apesar do reconhecimento do filme, Wagner Moura não levou o prêmio de Melhor Ator, que ficou com Timothée Chalamet, por sua atuação em Marty Supreme. Também disputavam a categoria Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores).

Moura ainda concorria como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão por Ladrões de Drogas, mas a estatueta ficou com Owen Cooper, de Adolescência.

Considerado um dos principais “termômetros” para o Oscar, o Critics Choice é promovido pela Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos (BFCA). Os indicados ao Oscar serão anunciados no dia 22 de janeiro, e a cerimônia da maior premiação do cinema mundial está marcada para 15 de março.

A expectativa em torno de O Agente Secreto segue alta. No próximo domingo, o filme e Wagner Moura disputam o Globo de Ouro, em Los Angeles. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira recebe três indicações na premiação: Melhor Filme – Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama.

Principais vencedores do Critics Choice Awards

Melhor Filme: Uma Batalha Após a Outra

Melhor Ator: Timothée Chalamet (Marty Supreme)

Melhor Atriz: Jessie Buckley (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet)

Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Agente Secreto

Melhor Diretor: Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)

Melhor Série de Drama: The Pitt

Melhor Série de Comédia: O Estúdio

A vitória reforça o bom momento do audiovisual brasileiro e mantém o país no radar das principais premiações internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)