Posted in

Aldeia do Vale Pirenópolis marca nova era de moradia integrada à natureza

Aldeia do Vale Pirenópolis dá continuidade ao legado do Aldeia do Vale Goiânia (1996), referência nacional em urbanismo sustentável - Foto: Divulgação

Da Redação

Empreendimento da Raiz Urbana une design orgânico, infraestrutura completa e conceito slow living em harmonia com o meio ambiente

Um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil, Pirenópolis dá um passo importante para consolidar seu protagonismo também no mercado imobiliário de luxo. A Raiz Urbana lançou oficialmente o Aldeia do Vale Pirenópolis, condomínio horizontal de alto padrão que nasce aos pés do Morro do Frota com o propósito de unir arquitetura orgânica, preservação ambiental e conforto de resort, ressignificando o conceito de viver bem no interior de Goiás.

Para o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Antônio, a chegada do empreendimento simboliza uma nova etapa de desenvolvimento responsável. “Pirenópolis mudou o seu patamar dentro do contexto turístico brasileiro e internacional, e dentro dessa linha chega o Aldeia do Vale para somar com todo esse conjunto da cidade, selando ainda mais um novo conceito de maneira de morar respeitando a natureza, o que é fundamental”, declarou o prefeito.

O Aldeia do Vale Pirenópolis dá continuidade ao legado do Aldeia do Vale Goiânia (1996), referência nacional em urbanismo sustentável. Construído aos pés do Morro do Frota, um dos símbolos ambientais e históricos da cidade, o novo condomínio de alto padrão terá apenas 152 terrenos, de 1.200 m² a 2.500 m², cercados por nascentes, córregos e Áreas de Preservação Permanente (Apps). O Córrego do Ouro, por exemplo, atravessa  o terreno, criando um cenário natural único.

Pirenópolis é uma cidade que foi fundada em 1727, e em dois anos celebra 300 anos de história, cultura, beleza e natureza preservada. De acordo com o prefeito da cidade, com o desenvolvimento das cidades do entorno, como Brasília e Anápolis, Pirenópolis sofreu um momento de ostracismo. “Naquele tempo, a cidade ficou congelada no tempo. Por um lado, isso foi bom, pois preservou a arquitetura, nossa mata e flora. E agora, o Aldeia vem para somar com esse contexto pois valoriza tudo que foi resguardado durante esses anos”, declarou o prefeito Nivaldo Antônio.

Assim, a preocupação com o desenho do terreno e com o equilíbrio ambiental norteou todas as etapas do projeto. A arquiteta e urbanista Andrea Accioly explica que o traçado foi pensado para respeitar a topografia local. “A gente trabalha pensando nas curvas de nível para que tenham menos interferências possíveis no terreno na época das chuvas. Assim, conseguimos administrar as águas para que elas não cheguem com muita intensidade no corpo hídrico.”

Uma das principais características do projeto é a implementação dos swales aos fundos de cada lote. Essa é uma técnica que consiste na escavação de valas que acompanham o desenho topográfico do terreno, promovendo a retenção e infiltração no solo da água da chuva de maneira mais eficiente, reduzindo significativamente impactos de fortes eventos climáticos. Nas bordas das valas de escoamento será implantada uma mata ciliar de árvores nativas, com uma distância de 8 a 15 metros do fundo de um lote a outro. Desse modo, além de integração com a natureza e respeito ao terreno, os swales permitirão mais privacidade aos moradores. 

Para Paulo Roberto da Costa, sócio da Raiz Urbana, o Aldeia do Vale Pirenópolis chegará como um upgrade em relação ao Aldeia Goiânia, mas com a mesma preocupação  ambiental. “Isso pode até reduzir em quantidade a área de vendas, mas, quando percebemos a compensação de áreas verdes e a elevação da qualidade de vida de quem vai ocupar esse espaço, é inestimável”, diz o empresário. 

Da área total do condomínio, 50,97% será de área verde, sendo que 30,95% é totalmente destinada à preservação – somando 120 mil m² de áreas de preservação de 200 mil m² de áreas verdes. O condomínio também eleva o padrão de infraestrutura em empreendimentos de segunda moradia no Centro-Oeste, com fiação elétrica subterrânea e redes de água e esgoto conectadas à Saneago, algo inédito nesse tipo de produto na região. Além disso, o lazer do Aldeia do Vale Pirenópolis foi planejado como um resort de alto padrão, com piscina de borda infinita, piscina infantil, duas quadras de tênis de saibro, quadras de areia, espaço gourmet, fireplace, bangalôs, spa, brinquedoteca de dois andares, academia de pé-direito duplo, piscina coberta aquecida e ofurôs.

Integrado a esses elementos, o Wellness Club funcionará como centro de experiências e convivência, com serviço de concierge inspirado na hotelaria de luxo, para ficar à disposição das demandas dos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)