Posted in

Afya realiza, no próximo domingo, seu vestibular unificado de Medicina 2026

Foto: Divulgação

Da Redação

Com uma única prova online, candidatos de todo o país poderão concorrer a vagas em até três unidades da Afya

A Afya,  maior hub de educação e tecnologia para a prática médica do país, realiza o vestibular unificado de Medicina para ingresso no 1º semestre de 2026.

O novo formato oferece mais praticidade e conveniência aos candidatos, permitindo que uma única prova sirva para disputar vagas em diferentes unidades da instituição, em várias regiões do país.

O sistema de seleção considera as opções em ordem de preferência: primeiro é analisada a unidade escolhida como prioridade pelo candidato. Caso não seja aprovado, a mesma nota é aproveitada para a segunda e a terceira opções.

No total, o vestibular disponibiliza mais de 1.500 vagas distribuídas em 32 unidades da Afya, localizadas em 14 Estados.  “O vestibular de Medicina é um dos mais concorridos do país e, muitas vezes, os estudantes precisam viajar longas distâncias em busca de uma vaga. O modelo unificado amplia as oportunidades de ingresso e oferece mais comodidade, já que a prova será online e acessível para candidatos de todo o Brasil”, explica Érico Ribeiro, vice-presidente de Graduação da Afya.

Histórias que inspiram

Entre as histórias inspiradoras que marcam o curso de Medicina da Afya está a de Maria Eduarda Sulic de Paula, aluna do 3º período da Afya Centro Universitário Itaperuna. Desde pequena, Duda sonhava em ser médica — ainda aos quatro anos, desenhava o que chamava de “médica que tira o bebezinho da barriga da mãe”.

Antes de ingressar na Medicina, formou-se em Enfermagem, carreira que exerceu com amor e dedicação. Mas o desejo de aprofundar-se nos estudos e compreender os casos clínicos de forma mais ampla a levou a recomeçar. Enfrentou o medo de deixar uma carreira já construída, abriu mão do emprego e da pós-graduação para seguir o que chamou de sua “verdadeira missão”: “Aprendi com a professora Renata Monteiro que o cargo mais alto que nós, profissionais da Medicina, podemos ocupar na vida é o de ser humano. Sonho em atuar como médica, já atuei e atuo como enfermeira, mas antes de tudo isso eu sou um ser humano — e é por isso que preciso me respeitar e respeitar aquele que chega até mim em busca de cuidado e proteção”, conta a aluna.

A trajetória de Duda é um exemplo de coragem e propósito, mostrando que nunca é tarde para recomeçar em direção ao sonho de transformar vidas por meio da Medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)