Posted in

Ações do Governo Federal impulsionam emprego, renda e inclusão social em Mato Grosso do Sul em 2025

Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

Redação Plenax – Flavia Andrade

As políticas públicas do Governo do Brasil tiveram impacto direto na vida da população de Mato Grosso do Sul em 2025, com avanços expressivos nas áreas social, econômica, educacional e da saúde. Dados divulgados pelo Governo Federal apontam que 73,8 mil sul-mato-grossenses deixaram a condição de pobreza, enquanto o estado registrou a criação de 71 mil empregos formais desde 2023.

No cenário nacional, o Brasil saiu do Mapa da Fome, alcançou o menor nível de pobreza da série histórica e registrou o menor índice de desemprego dos últimos 13 anos. Também avançou na justiça tributária com a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A medida terá reflexo direto em Mato Grosso do Sul: em 2026, cerca de 236 mil contribuintes do estado deixarão de pagar o imposto, aumentando a renda disponível ao final de cada mês.

Outros destaques de 2025 incluem o fortalecimento da presença internacional do país, com a abertura de mais de 500 novos mercados, e o recorde no número de turistas estrangeiros. O Governo Federal também ampliou investimentos em infraestrutura, educação e saúde em todo o território nacional.

Na educação, mais de 4 milhões de estudantes em todo o país foram beneficiados pelo programa Pé-de-Meia. Em Mato Grosso do Sul, 45,3 mil adolescentes recebem o incentivo financeiro para permanecer e concluir os estudos. Já na saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou número recorde de cirurgias, além da ampliação da gratuidade de medicamentos por meio da Farmácia Popular.

No estado, a área da saúde também foi fortalecida com a ampliação do programa Mais Médicos, que dobrou o número de profissionais em atuação, chegando a 355 médicos. Pela Farmácia Popular, 206 mil sul-mato-grossenses foram atendidos em 2025, garantindo acesso gratuito ou subsidiado a medicamentos essenciais.

Na habitação, o programa Minha Casa, Minha Vida segue promovendo inclusão social. Até 2027, mais de 27 mil famílias de Mato Grosso do Sul deverão realizar o sonho da casa própria por meio da iniciativa federal.

Para apresentar de forma detalhada as ações, programas e investimentos realizados em cada estado, o Governo do Brasil elaborou uma cartilha especial com os principais resultados de 2025. O material reúne dados consolidados e destaca como as políticas públicas federais têm contribuído para melhorar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)