Da Redação
Pouco mais de um ano após do episódio que vitimou nove atletas da equipe de remo de Pelotas (RS), novo acidente grave expõe falhas recorrentes de segurança viária
Um engavetamento entre duas carretas e uma van interditou a BR-376, no km 667, entre Tijucas do Sul e Guaratuba (PR), na madrugada desta quarta-feira, 12. Um caminhoneiro morreu e ao menos 14 pessoas ficaram feridas, entre elas crianças que estavam na van para um passeio turístico em Santa Catarina. O caso ainda está sendo apurado pelas autoridades, mas há suspeitas de que uma carreta perdeu o freio e atingiu os demais veículos.
Em 20 de outubro de 2024, um acidente similar ocorreu no mesmo trajeto da rodovia, vitimando a equipe Uma carreta desgovernada tombou sobre a van de uma equipe de remo de Pelotas (RS), no km 665 da BR-376 – somente dois quilômetros de distância do acidente atual. Nove pessoas morreram, sete delas adolescentes. À época, a PRF informou que a carreta havia perdido os freios antes da colisão.
- Vans com crianças exigem controle rígido. O CTB determina inspeção semestral para veículos de transporte escolar (art. 136). Embora a regra se aplique a “escolares”, o caso reforça a necessidade de checagem técnica em vans de turismo e passeio quando transportarem grupos de crianças.
- Caminhões com possível falha de freio. Perda de frenagem é causa recorrente em colisões graves no trecho da Serra do Mar. A inspeção técnica periódica (ITV), prevista no CTB (art. 104) e regulamentada pelo Contran, identifica desgaste e ineficiências antes do sinistro.
