Posted in

COP30: jovens reúnem ideias e ações para enfrentar agora a crise climática

Foto: Divulgação

Da Redação

Propostas estão compiladas em livro, fruto do trabalho do Global Youth Climate Pact, em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira

Ondas de calor recordes, secas prolongadas, inundações devastadoras e florestas em chamas anunciam que medidas efetivas contra o colapso climático não podem mais esperar. Ciente dos desafios atuais e dos que vêm pela frente, a Cortez Editora lança Juventude e clima: vozes do futuro, obra organizada pelo professor de socioecologia Alfredo Pena-Vega e pelo cientista socioambiental Elimar Pinheiro do Nascimento.

O livro é um mosaico de perspectivas e experiências, reunindo jovens ativistas, pesquisadores e educadores de diversas partes do mundo, especialmente da Amazônia e da América Latina, em torno de um mesmo propósito: repensar o modo de viver, produzir e se relacionar com o planeta.

A publicação nasce do trabalho do Global Youth Climate Pact (GYCP), movimento que articula a juventude mundial e apresenta propostas concretas para a COP30, em Belém, em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira. Com uma linguagem acessível e reflexiva, costura ciência e ética, propondo uma transformação socioecológica.

Os autores abordam desde a complexidade das mudanças no clima e o papel da educação ambiental até os impactos psicológicos da crise, como o trauma coletivo e a urgência de adotar uma postura regenerativa. São discutidos temas como agricultura sustentável, direitos dos povos originários e o desafio de equilibrar desenvolvimento e preservação ambiental em face às emissões do agronegócio.

As condições atuais são tão desfavoráveis aos humanos, que a simples postura em defesa da sustentabilidade não tem mais o efeito que se imaginava há 30 ou 40 anos. Não é mais suficiente. Impõe-se uma nova postura que os jovens, e apenas os jovens, podem criar.
(Juventude e clima: vozes do futuro, p. 43)

A obra é um manifesto e mostra que os jovens não são apenas herdeiros das consequências do desequilíbrio climático, mas protagonistas da reconstrução possível. O conteúdo mistura rebeldia e lucidez, com propostas para um novo contrato entre humanidade e natureza, um pacto entre gerações que se recusam a aceitar o colapso como destino.

Juventude e clima: vozes do futuro é um chamado urgente à reflexão e à ação coletiva. Um lembrete de que salvar o planeta não é uma questão de idealismo, mas de sobrevivência. E, também, de que é preciso ouvir as vozes com mais a perder, justamente as que mais acreditam em um outro mundo possível.

Ficha técnica

Título: Juventude e clima: vozes do futuro
Coordenadores: Alfredo Pena-Vega e Elimar Pinheiro do Nascimento
ISBN: 978-65-5555-627-8
Formato: 23 x 16 cm
Páginas: 208
Preço: R$ 81,00
Onde encontrar: Amazon

Sobre os coordenadores

Alfredo Pena-Vega é professor-pesquisador no Instituto de Antropologia Política, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e professor na Universidade de Nantes. Defensor de uma epistemologia aberta à organização do conhecimento, interessa-se pela questão das representações do impacto das alterações climáticas e pelo envolvimento dos jovens com essa temática em mais de 30 países. É fundador do projeto internacional de investigação-ação Global Youth Climate Pact (GYCP), no qual, atualmente, é diretor científico. Tem colaborado com Edgar Morin em vários projetos, incluindo Sustainability Through Ecological Economics Economic and Social Aspects of Environment. Foi laureado pelo presidente do Senado francês em maio de 2016 pela contribuição para a pesquisa sobre as alterações climáticas. 

Instagram: @alfredo_pena_vega  

Elimar Pinheiro do Nascimento Sociólogo, com doutorado pela Université de Paris V, e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Professor associado dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e do Programa Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisador associado no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB). Tem experiência em pesquisa, gestão e planejamento. Pesquisa e publica, principalmente, sobre conflitos sociais e ambientais, políticas públicas e meio ambiente, sustentabilidade, interdisciplinaridade e turismo. É fundador do Laboratório de Estudos sobre o Turismo e Sustentabilidade (LETS), cocoordenador do GT 14 (Sociedade e Meio Ambiente) da ANPPAS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)