Da Redação
Seis vezes medalhista olímpico, técnico discutiu o papel do líder na formação de novas gerações, ao lado de Luís Vabo e Ricardo Basaglia
Como desenvolver lideranças de alta performance? Foi a partir desta pergunta que o técnico multicampeão Bernardinho guiou sua participação no hsm+ 2025, maior evento de gestão e liderança da América Latina, que ocorre desde ontem no Transamérica Expo, em São Paulo.
Ao lado de Luís Vabo (fundador da Vabo23 Educação) e de Ricardo Basaglia (CEO da PageGroup), o técnico seis vezes medalhista olímpico – duas delas no topo do pódio – dividiu sua experiência à frente de uma equipe de alta performance, ao falar sobre disciplina, propósito e resiliência. Ressaltando que a liderança exige mais do que resultados técnicos, o treinador comentou que o que realmente diferencia um líder são as competências que ele decide desenvolver dentro de si. “O ser humano evolui por três Cs: conveniência, convicção e consciência. Liderar é um processo contínuo de aprendizado; é servir”, comenta.
Luís Vabo, que tem longa experiência com educação de líderes, endossou o técnico comentando que “a liderança nasce do exemplo”, defendendo consistência e coerência como pilares do desenvolvimento humano. Basaglia, por sua vez, alertou para os riscos da vaidade corporativa. “O maior inimigo de uma carreira é a arrogância. O verdadeiro desafio das lideranças está em saber lidar com os egos, inclusive o próprio”, afirma.
Encerrando o painel, Bernardinho reforçou que o sucesso é sustentado pela constância e pela capacidade de lidar com o desconforto. “Chegar lá não é fácil, mas se manter lá é ainda mais difícil. É o inconformismo que nos faz evoluir”, conclui.
Encerrando edição do hsm+ deste ano, o segundo dia do evento ainda conta com nomes como o médico e pesquisador Peter Attia, que estreia no Brasil com palestra sobre longevidade, tema do best-seller Outlive; Leo Farah (gestão de crises); Denise Santos (CEO da BP); João Branco (marqueteiro) e Marília Fiuza (coach de executivos C-level), em painéis sobre inovação, saúde e liderança.
