Posted in

Ela criou um app de nutrição onde se pode comer de tudo e ainda emagrecer e já faturou R$6,3 milhões

Foto: Divulgação

Da Redação

Totalmente disruptivo, o app usa IAG para guiar pacientes numa dieta fora da caixa: se o paciente consumir algo fora do plano alimentar, o app recalcula a rota instantaneamente

Depois de ouvir que precisava de “um cara de negócios” para sua ideia dar certo e enfrentar o machismo velado em rodadas de investimentos, a empresária Renata Ikeda decidiu provar que o que realmente faltava não era um homem, mas sim a conexão com pessoas que acreditam em mulheres com visão e propósito. Deste ponto em diante, Renata viu seu aplicativo — que conecta pacientes a nutricionistas e cria planos personalizados de nutrição — impactar quase 100 mil pessoas em todo o país.

“Muitas mulheres, além de enfrentarem uma dupla jornada de conciliar trabalho e cuidados com a família, ainda convivem com comentários que minimizam o seu potencial. O que muita gente não sabe é que, em vez de nos derrubar, isso nos impulsiona a ir ainda mais longe”, conta Renata.

Ela é parte das mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras brasileiras que estão transformando o país. Esse número representa cerca de um terço dos empreendedores do Brasil, segundo o levantamento GEM/Sebrae de 2025. E entre os novos negócios, com até 3,5 anos de vida, a participação feminina é ainda maior: quase metade, com 46,8%. É justamente nesse cenário que a história de Renata exemplifica a força feminina de superar desafios e transformar obstáculos em oportunidades.

Em 2020, Renata se tornou mãe pela primeira vez. Contudo, a chegada do bebê precisou de cuidados redobrados, afinal, o mundo enfrentava o auge da pandemia de Covid-19. Mas o que poderia ter parado seus planos só a motivou ainda mais — e foi nesse momento que ela fundou uma empresa que já movimentou mais de R$ 6,3 milhões no mercado de nutrição digital

“Construí uma carreira sólida no mercado de eletrônicos, mas sentia que algo ainda faltava. Foi durante uma jornada pessoal de perda de peso, que comecei a me redescobrir — e ali encontrei meu verdadeiro propósito: levar saúde de forma prática, acessível e transformadora para quem mais precisa”.

Foi assim que Renata lançou a FitLab, apostando na tecnologia como ponte entre nutricionistas e pacientes, justamente quando as consultas presenciais estavam fora de questão. O aplicativo, que carrega inteligência artificial em seu núcleo, permite que nutricionistas criem seus próprios apps de atendimento — automatizando a parte manual das, traçando planos alimentares personalizados e fazendo o acompanhamento de perto dos resultados de cada paciente. Tudo de forma simples e com foco na experiência. 

“Muitos profissionais têm medo de serem substituídos pela IA, mas acredito que precisamos aprender a trabalhar com ela para potencializar os resultados e escalar negócios”, explica Renata. Mais de 1,3 milhão de refeições já foram adicionadas no aplicativo.

Hoje, a FitLab incorpora funcionalidades de inteligência artificial generativa capazes de analisar fotos de bioimpedância, cruzar dados e traçar metas personalizadas para cada usuário. Ele recomenda ingestão calórica e de macronutrientes, e entrega cardápios ajustados ao perfil, preferências e objetivos do usuário.

Mas não para por aí: o app também permite que o nutricionista acompanhe, em tempo real, o progresso do paciente conforme ele insere informações sobre sua alimentação. “Com base nos dados inseridos, o próprio aplicativo oferece orientações nutricionais alinhadas ao plano pré-definido pelo profissional que acompanha o paciente. Na prática, se a pessoa sair da dieta, o app mostra como retomar o equilíbrio de forma simples e realista, sem terrorismo nutricional”, conta.

A ideia é justamente ajudar os pacientes a manterem hábitos saudáveis sem culpa — com planos mais humanos e possíveis de seguir no dia a dia. “Uma verdadeira virada de chave nos modelos tradicionais de planos de emagrecimento, que muitas vezes são rígidos e difíceis de seguir. Tudo é feito de forma natural, respeitando a rotina de cada pessoa, como, por exemplo, seus hábitos regionais de alimentação”, conta a nutricionista , que usa o app desde 2023.

Finalmente, para as mulheres que enfrentam o “não”, Renata deixa a dica: “As críticas me tiraram da zona de conforto e me impulsionaram a criar algo totalmente inovador. Acredite, isso também pode acontecer com você. Rompa barreiras, supere desafios e siga seus sonhos sem medo”.

Outras informações: https://www.fitlab.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)