Da Redação
O Circuito Nelore de Qualidade bateu recorde para o Mato Grosso. Na etapa de Diamantino (MT), em outubro, foram avaliados 5.908 animais, volume 76% superior ao registrado na mesma cidade, no ano passado, quando 3.354 bovinos foram abatidos. A etapa, na unidade do Friboi, foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), idealizadora do Circuito, e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.
“A etapa de Diamantino mostrou, mais uma vez, a força e o comprometimento da pecuária mato-grossense com a produção de carne de qualidade. Esse recorde no estado resulta do trabalho sério dos pecuaristas e reforça o papel fundamental do Circuito Nelore de Qualidade para medir resultados, orientar decisões e valorizar quem produz com excelência”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presente da ACNB.
Ao todo, 4.796 machos não castrados e 1.112 fêmeas tiveram suas carcaças avaliadas a 24ª etapa nacional do Circuito, em 2025. Do total, 1.476 animais foram terminados a pasto e 4.432 vieram do confinamento. A etapa recebeu animais de 26 pecuaristas, de 20 municípios mato-grossenses.
Melhor lote de carcaças de machos
Entre os machos avaliados, 96% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes, o que indica menos de 3 anos de idade. O peso médio atingiu 21,8 arrobas e 69% dos animais tinham cobertura de gordura mediana.
A medalha de ouro do melhor lote de carcaças de machos foi entregue à Agropecuária Passo do Lobo (Nova Mutum/MT), enquanto a prata foi para Sérgio Martins Villela, da Fazenda Jacamim (Nova Mutum/MT). A SLC Agrícola, Fazenda Planorte I (Sapezal/MT), conquistou a medalha de bronze.
Melhor lote de carcaças de fêmeas
Entre as fêmeas avaliadas, 96% tinham até quatro dentes incisivos permanentes. O peso médio foi de 16,5 arrobas, com 93% dos animais com cobertura de gordura mediana.
A medalha de ouro foi para Carlos Ricardo Camargo Garcia, da Fazenda São Carlos da Vargem Comprida (Santa Rita do Trivelato/MT). A medalha de prata ficou com Marlon Fedrizzi, da Fazenda Barra do Matrincha 01 (Brasnorte/MT). Mônica Fenner Ramos, da Fazenda Fim da Picada (Nova Mutum/MT), completou o pódio – essa propriedade também recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas a pasto.
“Esse prêmio mostra que ainda temos muito a ajustar, estamos no início da caminhada, mas estamos no caminho certo. Contamos também com o apoio dos nossos fornecedores, da equipe de assessoria, todos muito engajados desde o começo. Essa é a integração, literalmente: a união entre gerentes, agricultura, pecuária. É isso que faz tudo acontecer”, declara Carlos Ricardo Camargo Garcia, proprietário da Fazenda São Carlos da Vargem Comprida.
