Da Redação
Plataformas digitais oferecem apostilas, simulados e conteúdos atualizados para apoiar os estudantes na maratona de estudos
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos principais vestibulares do país, cresce a expectativa e também a necessidade de uma preparação estratégica com foco e organização para a maratona de provas. Nesta reta final, os materiais digitais se tornam aliados estratégicos dos estudantes. A flexibilidade de acesso pelo celular ou tablet permite que qualquer intervalo se transforme em oportunidade de estudo. Além disso, os recursos interativos tornam a experiência mais dinâmica, ajudando na fixação dos conteúdos.
“A preparação para o Enem e para os vestibulares vai além do domínio do conteúdo. É fundamental treinar, revisar e se manter informado sobre os temas que estão em discussão na sociedade. É isso que buscamos oferecer em AYA Conteúdos: ferramentas que ajudam os estudantes a organizar sua rotina de estudos e a ampliar seu repertório cultural para enfrentar as provas com mais segurança”, afirma Laura Barros, VP de Produtos e Marketing de AYA.
 
Essa praticidade é especialmente relevante para quem não consegue frequentar um curso preparatório. Com conteúdos digitais de qualidade, o aluno pode revisar as matérias mais cobradas, fazer simulados e acompanhar atualidades de forma mais eficiente, organizando-se dentro da própria rotina.
“Estamos falando de um momento decisivo, em que cada detalhe faz diferença. Usar materiais digitais bem estruturados ajuda o estudante a equilibrar cronograma, revisar pontos-chave e otimizar o tempo, garantindo mais confiança na hora da prova”, reforça o professor Alex Romero, da Vortex.
Uma estratégia que o professor sugere é incluir simulados no planejamento: ao errar uma questão, o estudante deve parar e revisar o conteúdo relacionado. Para apoiar esse processo, o AYA Ensinah, em parceria com a Vortex Educação, disponibiliza gratuitamente simulados online e uma ampla seleção de apostilas voltadas para literatura, produção textual, biologia e história. Todo o material é elaborado a partir de temas recorrentes nos vestibulares mais concorridos, ajudando os estudantes a praticar e avaliar seu desempenho.
Atualidades, redação e leituras obrigatórias
Acompanhar notícias é fundamental, principalmente para a redação e questões interdisciplinares. Nesse sentido, o AYA Bancah se consolida como uma ferramenta estratégica, como uma plataforma online de leitura e notícias online que reúne mais de 350 títulos de jornais e revistas, como Folha de São Paulo, O Globo, Reuters, entre outros.
Ao estudar atualidades, explica o professor Alex, o aluno deve lembrar que as provas cobram temas de um período específico. “No caso do ENEM, as questões costumam trazer recortes do primeiro semestre. Já vestibulares como Fuvest e Unicamp se limitam a acontecimentos até cerca de 45 dias antes da aplicação, já que os exames são elaborados com antecedência”, explica.
Na redação do ENEM, Alex alerta para o aluno não tentar adivinhar o tema exato, mas pensar em “eixos” de assuntos que possam ser cobrados, como tecnologia, meio ambiente, educação e questões sociais.
Já para ficar em dia com as leituras obrigatórias, o AYA Books é uma opção que conta com algumas das obras pedidas pelos principais vestibulares nacionais. Os alunos podem encontrar na plataforma títulos como: Opúsculo Humanitário (Nísia Floresta – Fuvest), Canção para ninar menino grande (Conceição Evaristo – Fuvest) e Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll – Unicamp).

 
								





