Posted in

CRA-SP discute desafios e oportunidades da SAF para os clubes brasileiros

Foto: Divulgação

Da Redação

O evento, online e gratuito, visa oferecer uma visão prática e estratégica da SAF que assegure a sustentabilidade e a competitividade empresarial aos clubes de futebol brasileiros

A Sociedade Anônima do Futebol – SAF, criada pelo Congresso Nacional a partir da Lei 14.193/2021, vem sendo adotada por diversos clubes brasileiros no intuito de profissionalizar a gestão, atrair investimentos e reestruturar as finanças. Ao se transformarem em SAF, os clubes deixam de ser associações civis sem fins lucrativos e passam a ser geridos como empresas privadas, o que permite a venda de ações no mercado, a busca por investidores externos, além da adesão de uma estrutura mais moderna de governança e prestação de contas. 

Para entender como esse modelo de gestão tem transformado o cenário esportivo brasileiro, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, por meio do seu Grupo de Excelência em Gestão do Esporte – GEGE, promoverá a palestra “SAF – Desafios e oportunidades para os clubes de futebol”.

O evento, que será realizado no dia 30 de setembro, das 18h30 às 20h00, e transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, contará com a moderação de Rogério Velinho, presidente do Centro Esportivo Avaí e especialista em futebol; e a participação de Milton Jordão, advogado especialista em Direito Desportivo e consultor jurídico para clubes e atletas.

Na ocasião, Jordão irá abordar os principais impactos da SAF nos âmbitos jurídicos, financeiros, administrativos e de governança dos clubes; as vantagens do modelo na captação de investimentos; e, ainda, os cuidados necessários para gestores de clubes e dirigentes esportivos. “O evento visa oferecer uma visão prática e estratégica da SAF, aliando fundamentos jurídicos a soluções de gestão, que assegurem a sustentabilidade e a competitividade empresarial aos clubes de futebol brasileiros”, comenta Claudinei Santos, vice-coordenador do GEGE.

Segundo Santos, a maioria dos clubes de futebol nacional tem uma gestão amadora e acumulam dívidas quase impagáveis devido à má gestão de seus recursos financeiros. “A falta de transparência na administração eleva o nível de corrupção, o que compromete ainda mais a performance econômico-financeira dos clubes”, explica.

No entanto, se o modelo de SAF for bem compreendido e gerenciado de forma adequada, ele pode ser uma excelente oportunidade para os clubes de futebol. “Desse modo, é possível alcançar uma gestão e governança eficazes, garantindo assim maior sucesso empresarial”, diz o vice-coordenador do GEGE.

Atuação do administrador na SAF

Para atender as exigências legais da operação de uma sociedade anônima, os clubes de futebol do país vão precisar de uma gestão profissional, o que torna imprescindível a atuação de profissionais de Administração. “Eles irão atuar em áreas como finanças, comercial, operacional, marketing e gestão de pessoas”, comenta Santos.  

Para conquistar espaço nesse mercado, é importante que o profissional tenha uma formação superior de qualidade, invista em uma boa especialização na área de Gestão do Esporte e, ainda, possua experiência relevante no setor. “Há uma relativa escassez desses profissionais no mercado brasileiro. Isso significa oportunidades de trabalho reais e bem remuneradas, em uma área que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo”, conclui Santos.

Serviço

Webinar – SAF – Desafios e oportunidades para os clubes de futebol

Data e horário: 30 de setembro, terça-feira, das 18h30 às 20h00

Expositor: Milton Jordão, advogado especialista em Direito Desportivo e consultor jurídico para clubes e atletas

Moderador: Rogério Velinho, presidente do Centro Esportivo Avaí, especialista em futebol

Informações e inscrições:

Transmissão: Canal A Serviço da Administração, no YouTube

Observações: A emissão do certificado de participação no evento depende de inscrição prévia e marcação de presença durante a transmissão ao vivo. Para o registro de presença, também é necessário ser inscrito(a) no Canal A Serviço da Administração, no YouTube. Assim, será possível visualizar, no chat, o link para preenchimento com o seu CPF. Cumprindo as etapas anteriores, o prazo de envio é de até 2 dias úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)