será exibido às 20h no Auditório Central da UFGD – Unidade 2 e a entrada é gratuita. Drama denso e impactante, ele mergulha em conflitos de família, sexualidade, hipocrisia social e os jogos de poder silenciosos que se desenrolam sob a fachada das relações humanas.
Baseada na obra do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, “Tom na Fazenda” começa com Tom (Armando Babaioff), um publicitário que retorna à fazenda da família para o funeral do seu companheiro. Lá, ele descobre que sua sogra desconhecia sua existência e que seu falecido filho morto mantinha segredos profundos. O ambiente rural austero se converte em palco de mentiras, tensões e dependência emocional, especialmente na figura do irmão do falecido, que articula uma teia de controle familiar. A peça já rodou o Brasil e fez temporada intensa em países da Europa como França, Suíça e Bélgica.
Rodrigo Portella opta por uma encenação de poucos elementos, o que permite que sutilezas – olhares, silêncios, contradições – se sobressaiam. O jogo entre o que é dito, o que é omitido e o que é sentido torna o espetáculo uma provocação estética e ética: afinal, o silêncio pode ser tão autoritário quanto as palavras.
Para Gil Esper, coordenador de Cultura da UFGD, “Tom na Fazenda” representa bem o espírito desta edição do FIT. “O grande objetivo do FIT é oportunizar que o máximo de pessoas esteja presente, frua essa arte e tenha acesso a espetáculos de altíssima qualidade. Essa é uma ferramenta de formar público e transformar o cenário cultural da cidade”.
Realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo Instagram @culturaufgd.
Serviço
Tom na Fazenda (RJ)
24/09 – 20h | Auditório Central (UFGD – Unidade 2)
Haverá ônibus gratuito às 19h para o espetáculo da praça Antônio João e da Unidade 1 da UFGD.