Da Redação
Sociedade civil e especialistas têm até 22 de outubro para enviar sugestões e fortalecer a transformação digital no Brasil
O Ministério das Comunicações prorrogou o prazo final para que a sociedade civil e especialistas contribuam com a Tomada de Subsídios da Política Nacional de Data Centers – Eixo de Infraestrutura e Conectividade, conduzida pela Pasta. Agora, as sugestões podem ser enviadas até o dia 22 de outubro. As informações coletadas poderão auxiliar o governo federal na construção de um plano regulatório e seguro para a ampliação de data centers no país.
A iniciativa é estratégica para a transformação digital do Brasil e envolve também os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo é construir uma política pública sólida que garanta infraestrutura de ponta, segurança e sustentabilidade para os data centers no território nacional.
“A participação da sociedade é essencial. A Política Nacional de Data Centers será uma referência para o desenvolvimento do país, que busca protagonismo em inovação e soberania tecnológica. Ganha o serviço público, ganha a sociedade, ganha o Brasil”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Entre os temas em debate estão:
Infraestrutura e conectividade
Sustentabilidade
Segurança e governança
Padrões de qualidade e localização estratégica
Capacitação de profissionais
Integração com políticas públicas já existentes, como a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital
As contribuições podem ser enviadas de forma simples e online pela plataforma Participa + Brasil.
O que são Data Centers?
São estruturas que armazenam, processam e fazem o tráfego de grandes volumes de dados digitais. Eles garantem velocidade, capacidade e segurança às operações em rede, fundamentais para serviços públicos e privados.
Segundo a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), o Brasil possui atualmente 162 data centers, distribuídos da seguinte forma:
Sudeste: 110 unidades
Sul: 27 unidades
Nordeste: 15 unidades
Centro-Oeste: 8 unidades
Norte: 2 unidades
Fonte: Ministério das Comunicações