Da Redação
Em entrevista recente, o vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha (PSDB) reforçou sua bandeira em defesa da saúde pública, especialmente no que diz respeito à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com mais de 20 anos de experiência na área e autor de projetos que fortalecem a rede de saúde do município, Dr. Victor destacou a importância de ampliar o acesso da população a consultas, exames e acompanhamento especializado. Ele lembrou que o câncer de mama, quando diagnosticado em fase inicial, tem mais de 90% de chances de cura.
“Nosso papel é salvar vidas. Quando conseguimos zerar filas de espera, oferecer mamografias e biópsias de forma rápida e com acolhimento, estamos garantindo não apenas tratamento, mas esperança às famílias”, afirmou o vereador.
Casa Rosa e ampliação do atendimento
Durante a entrevista, o Dr. Victor também falou sobre o impacto social do Projeto Casa Rosa, que já realizou mais de 12 mil atendimentos gratuitos e diagnosticou 221 casos de câncer de mama pelo SUS e se tornou referência em Campo Grande por sua atuação resolutiva e humanizada.
Inicialmente voltado à saúde da mulher, a Casa Rosa ampliou suas atividades e hoje atende também ao público masculino, por meio do projeto Casa Azul, com foco na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata. Aos sábados, na sede da instituição, localizada na Rua Apetubas 181 – Tijuca 2, são realizados mutirões para homens e mulheres, oferecendo consultas, exames e encaminhamentos gratuitos, sempre com atendimento humanizado.
“A saúde precisa ser cuidada em todas as fases da vida e por todos. Hoje, além de salvarmos vidas com o diagnóstico precoce do câncer de mama, conseguimos também oferecer atendimento integral aos homens, prevenindo e tratando doenças silenciosas, mas graves, como o câncer de próstata”, destacou o parlamentar.
*Avanços no Legislativo* – Nesta semana, Dr. Victor Rocha também celebrou duas importantes vitórias na Câmara Municipal:
• Programa “Voluntários da Saúde” – aprovado em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei nº 11.892/25 cria o programa que prevê ações educativas, preventivas e de triagem básica em saúde física e mental. O objetivo é incentivar o bem-estar psicossocial da população e aproximar ainda mais a saúde preventiva do dia a dia da comunidade.
• Medalha Irmã Silvia Vecellio – por unanimidade, foi aprovado a Resolução nº 1426/25, que institui a honraria a ser concedida anualmente a profissionais da saúde que tenham prestado relevantes serviços ao município, em sintonia com o legado de humanismo e solidariedade de Irmã Silvia. A entrega ocorrerá sempre em outubro, mês escolhido para celebrar a dedicação desses trabalhadores fundamentais para o sistema público.
“Essas aprovações simbolizam dois compromissos do nosso mandato: valorizar os profissionais que dedicam suas vidas à saúde e criar instrumentos para aproximar a população de ações preventivas e educativas. O cuidado não pode ser apenas curativo, precisa ser integral”, destacou o Dr. Victor Rocha.