Da Redação
Previsões são do Cemtec/MS e NetClima para todo o estado no domingo e segunda-feira. 21 e 22. Distribuidora conta com plano de contingência para o período
O início da próxima semana deve ter chuva forte em Mato Grosso do Sul. Segundo boletim meteorológico do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e o NetClima, há previsão de tempestades acompanhadas de rajadas de vento no domingo (21) e na segunda-feira (22) em todo o Estado. Com isso, a Distribuidora de Energia preparou um plano robusto e orienta a população sobre segurança no período.
A Energisa MS conta com equipes espalhadas de forma estratégica nas principais regiões do estado, agilizando todo o qualquer atendimento necessário. Além disso, a rede foi forçada e conta com tecnologias que permitem o religamento e isolamento de trechos, agilizando o retorno do fornecimento de energia antes mesmo da conclusão dos serviços. A combinação das chuvas com os fortes ventos e descargas atmosféricas são fatores de risco para a rede elétrica. “Os ventos fortes quebram galhos, provocam quedas de grandes árvores e lançam objetos contra a rede elétrica, podendo provocar o rompimento de cabos de energia e interrupção no fornecimento de energia. Também é comum surgirem atoleiros e o transbordamento de riachos e alagamentos das vias, especialmente nas áreas rurais, o que pode dificultar a chegada das equipes em áreas mais distantes”, comenta o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Santana.
Além disso, Santana reforça a necessidade de alguns cuidados para evitar choques elétricos e outros acidentes em decorrência das chuvas. “Evite manipular cabos ou antenas, ficar em locais descampados e se aproximar de cabos rompidos ou postes danificados, pela possibilidade de estarem energizados”, alertou o coordenador.
Ainda na segurança, é necessário tomar algumas providências, como evitar objetos soltos na frente de casa ou no quintal, pois eles podem ser arremessados pelo vento e atingir a rede elétrica, provocando descargas e falta de energia. A empresa orienta ainda a retirar equipamentos da tomada, para evitar que a chuva cause prejuízos dentro de casa. “Alguns eletrodomésticos são mais sensíveis, como computadores e televisores. Então, a orientação é desligar da tomada quando começar uma chuva muito forte. Resguardar os equipamentos com uso de dispositivos de proteção de surtos (DPSs), também é uma forma de prevenir danos elétricos”, explica a coordenadora de Segurança, Renata Rodrigues de Paula.
Outra medida de proteção importante para o período chuvoso é tirar os eletrodomésticos de perto das janelas e portas ou deixá-las bem fechadas ao menor sinal de chuva. “Ao entrarem em contato com a água, alguns equipamentos podem sofrer curtos-circuitos e problemas irreparáveis aos componentes internos”, complementa Renata.
Confira outras dicas para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica em período chuvoso:
- Evite usar chuveiro elétrico durante tempestades, pois há risco de choque em caso de raios na rede elétrica;
- Evite contato direto com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade;
- Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece proteção contra raios;
- Durante uma tempestade, evite utilizar celular enquanto estiver carregando;
- Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores;
- Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica;
- Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 722 7272; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.