Da Redação
Em sua 11ª edição, o FIT Dourados traz 15 atrações nacionais e regionais. Com entrada gratuita, a programação completa pode ser conferida pelo Instagram (@culturaufgd)
A sexta-feira (19) do Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) reserva duas apresentações gratuitas no Núcleo de Artes Cênicas da UFGD – Unidade 2. Às 19h30, o público confere toda arte e poesia do poeta Emmanuel Marinho – com classificação livre – e, na sequência, às 20h30, é a vez do espetáculo “Seco”, do grupo Fulano Di Tal, com classificação de 14 anos.
Do ponto de vista histórico do FIT Dourados, a segunda noite de programação ganha um significado especial com a presença de Emmanuel Marinho — poeta, ator e educador que se tornou uma das grandes referências culturais de Mato Grosso do Sul. Isso porque ele foi um dos idealizadores do Festival, no ano de 2009, quando fazia parte da Coordenação de Cultura da UFGD. Agora, aos olhos do público, a performance do artista vem como uma espécie de reencontro entre criador e criatura, celebrando a própria história do FIT que neste ano chega a sua 11ª edição.
“O FIT nasceu de muitas sincronicidades. Depois de dirigir outros festivais, integrei a Rede Latino-Americana de Cultura. Essas experiências todas me ajudaram na concepção do FIT. E, na UFGD, idealizamos o festival para compartilhar a arte do teatro. Desde o início, o público abraçou o evento com tanto entusiasmo que os ingressos esgotavam rápido e isso foi um marco cultural para a cidade. Então, retornar ao FIT me deixa muito feliz”.
Há cinco décadas, Emmanuel percorre caminhos da palavra — escrita, falada, cantada e encenada. No espetáculo, a plateia encontrará um mosaico cênico-poético com haicais caipiras embalados por sanfoninha de brinquedo, poemas de crítica social, ironia lírica e a poesia.
Logo depois, o grupo Fulano Di Tal apresenta a segunda sessão do espetáculo “Seco”, que estreou na abertura do festival, na quinta-feira (18) ao lado da peça “In, On, It”. Criado a partir das experiências e afetos vividos durante o isolamento social, da pandemia de 2020, o trabalho nasce de conversas e trocas entre os atores Edner Gustavo e Douglas Caetano, com direção de Marcelo Leite.
“A peça ‘Seco’ dialoga com questões muito íntimas da pandemia, mas também ultrapassa esse recorte histórico. No fundo, falamos de relações humanas — algo que está sempre em transformação”, explica o ator Edner Gustavo.
Já o colega de cena, Douglas Caetano, destaca a importância da participação no FIT Dourados. “Fazer parte do Festival é uma oportunidade de troca com outros artistas e públicos, uma experiência única de partilha e fortalecimento da cena cultural no nosso Estado”.
Para acompanhar a programação completa e os bastidores do Festival basta acessar o Instagram (@culturaufgd).
O Festival Internacional de Teatro de Dourados é uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados e do Sesc/MS, com apoio da FUNAEPE, Prefeitura de Dourados, Casulo – Arte e Cultura, Sucata Cultural e UEMS. O FIT integra a programação especial de celebração aos 20 anos da UFGD.
Serviço:
Festival Internacional de Dourados – FIT Dourados
Data: Sexta-feira (19 de setembro)
Local: Núcleo de Artes Cênicas (UFGD – Unidade 2)
Endereço: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS
Programação:
19h30 – Poeta Emmanuel Marinho | Classificação livre
20h30 – Seco (Grupo Fulano Di Tal) | Classificação 14 anos
Entrada gratuita