Da Redação
Treinamento técnico em pulverização contribui para boas práticas agrícolas e uso responsável de defensivos
A FMC, empresa global de ciências para agricultura, em parceria com a Bettini Consultoria, concluiu um projeto piloto voltado para a tecnologia de aplicação na região de Sinop (MT). A iniciativa teve como foco promover o uso correto e seguro dos produtos, tendo o stewardship como diferencial competitivo, além de levar informação e atualização técnica a produtores e aplicadores para a próxima safra.
O projeto envolveu treinamentos teóricos e práticos, contemplando 73 participantes e impactando uma área superior a 220 mil hectares. Entre os principais pontos trabalhados estiveram: boas práticas no campo, condições climáticas, produtos fitossanitários, escolha do tipo de pulverização, preparação do operador e da equipe técnica e manutenção das máquinas.
Além desses temas, os encontros também abordaram aspectos técnicos fundamentais, como momento ideal da aplicação, influência da umidade e do pH nas misturas de calda, além da correta escolha de adjuvantes para garantir a máxima eficiência das pulverizações.
Gabriel Canozo, diretor executivo da Fazenda Boa Esperança, localizada em Claudia, MT, ressalta que o treinamento com organizado pela FMC, em parceria com a Bettini, foi muito importante para o conhecimento de novas técnicas de pulverização. “Desde a regulagem das máquinas (bicos, pressão e velocidade) até o quanto que o ambiente externo influência nas aplicações, como o horário, a umidade e a incidência solar. Esses tipos de ensinamentos ajudam muito nosso trabalho no dia a dia em busca de uma lavoura cada vez mais saudável e produtiva.”
Renato Guimarães, Presidente da FMC para o Brasil, afirma que a proposta do projeto é posicionar o serviço como um diferencial competitivo, agregando valor aos clientes por meio de suporte técnico qualificado, mais eficiência no campo e fortalecimento da imagem da FMC como parceira confiável e inovadora. “Todos os dias conseguimos entregar produtos de alta tecnologia, que já estão no portfólio da FMC. Com esse projeto levamos também conhecimento e informação para que essas soluções sejam utilizadas da forma correta, garantindo a melhor performance no campo. Buscamos assegurar aplicações mais eficientes, seguras e sustentáveis, conectando inovação, responsabilidade e produtividade na agricultura, além de aumentar a adoção das melhores práticas agrícolas no campo”, diz Guimarães.
Com o sucesso do piloto, a empresa estuda a ampliação do projeto para outras regiões estratégicas do país, consolidando sua atuação como referência em tecnologia de aplicação e manejo responsável. “Acreditamos que o stewardship contribui para a fidelização dos clientes e para a adoção mais ampla das boas práticas agrícolas”, destaca Fernanda Pelegrinotti, líder de Stewardship da FMC para a América Latina.