Posted in

UEMS conquista reconhecimento da ONU e assume vice-presidência global de Extensão Universitária  

Foto: Divulgação

Da Redação

União de ações locais e impacto social colocam a universidade estadual do MS em posição de liderança internacional  

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acaba de alcançar um marco histórico: foi escolhida como vice-presidente de Extensão e Parceria do Centro de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (United Nations Academic Impact – UNAI). O anúncio foi recebido pela pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Profa. Dra. Érika Kaneta Ferri, após um processo seletivo rigoroso, que reuniu mais de 330 instituições de ensino superior de todo o mundo.

Foto: Divulgação

Segundo comunicado do diretor executivo do Escritório da ONU para Parcerias e Engajamento Global, Robert Skinner, a UEMS foi selecionada por sua dedicação em reduzir desigualdades e promover a inclusão social. O reconhecimento internacional veio em grande parte por iniciativas como UEMS na Comunidade, UEMS Acolhe, UEMS na Rota Bioceânica, Universidade da Maturidade (UMA), Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI), Planetário da UEMS, Cursinho UEMS, foram determinantes para esse reconhecimento programas que engajam milhares de pessoas e se alinham diretamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 – Redução das Desigualdades.  

A pró-reitora destacou que práticas inovadoras e o compromisso com a equidade e a cidadania foram determinantes para a conquista. “Essas ações impactam a vida de milhares de pessoas, promovendo acesso ao conhecimento, direitos linguísticos, diversidade étnica e cultural, além do fortalecimento da cidadania ativa. É uma honra assumir esse papel e ampliar nossa rede de colaboração internacional por um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, afirmou Érika.  

O reitor da UEMS, Laercio de Carvalho, ressaltou a relevância estratégica do novo cargo. “Assumir a vice-presidência de uma iniciativa da ONU é uma oportunidade para a UEMS liderar articulações no campo da extensão universitária em escala global, com foco direto na implementação dos ODS junto a acadêmicos e professores do ensino superior de todo o mundo”, destacou.  

Para o cargo de vice-presidente, o mandato inicia em setembro de 2025 e segue até dezembro de 2027. “Estamos confiantes de que sua liderança inspirará um progresso significativo e promoverá a colaboração em direção a um futuro mais sustentável e equitativo. Aguardamos ansiosamente trabalhar em estreita colaboração com você e sua instituição como um parceiro fundamental no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, finalizou o diretor da ONU.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)