Da Redação
Em Ponta Porã, projeto encerra sua circulação após atender população de cidades de seis estados e dois países, Bolívia e Paraguai.
O projeto Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul chega ao fim de sua trajetória nesta quinta-feira (11), em Ponta Porã, fechando o circuito de apresentações que percorreu 12 cidades de seis estados brasileiros. O encerramento será marcado pela apresentação gratuita da peça de teatro “Uma Moça na Cidade”, às 19h30, na Praça Pedro Manvailer que fica na Rua Antônio João esquina com a Rua Sete de Setembro, centro da cidade.
Antes do espetáculo, às 18h, haverá uma mediação e vivência entre os atores e o público, momento criado para estreitar laços, compartilhar experiências e aproximar a comunidade da linguagem artística do Grupo UBU, que celebra 34 anos de carreira.

O espetáculo surgiu a partir de um conto, escrito pelo ator e diretor Anderson Bosh, e conta as desventuras de uma moça do interior (Ambrosina) numa cidade grande, que se apaixona, mas não tem o amor correspondido. Ambientada em Campo Grande, na década de 50, a trama traz bordões que ficam na memória, explorando um enredo de comédia em que os atores fazem uma performance em sincronia perfeita.
Fronteiras do Mato Sul – Para Anderson Bosh, diretor, dramaturgo e gestor de produção do Grupo UBU, encerrar a circulação em Ponta Porã tem um significado especial.
“Esse projeto nasceu do desejo de percorrer faixas de fronteira, sejam elas interestaduais ou internacionais. Ao longo do caminho, tivemos contato com diferentes realidades e trocas muito ricas, como em Corumbá, quando recebemos crianças da Bolívia no Moinho Cultural. Agora, em Ponta Porã, cidade que faz fronteira seca com o Paraguai, seguimos reafirmando esse espírito de intercâmbio: levar a produção artística de Mato Grosso do Sul para outros territórios e, ao mesmo tempo, aprender com as comunidades que nos acolhem. É transformar limites em encontros”, afirma Bosh.
Quem também celebra essa fase de finalização de circuito é o ator e produtor cultural Edner Gustavo, integrante do elenco. “Começamos essa circulação no início do ano e, hoje, chegamos à fase final. É a concretização de um sonho antigo do grupo – expandir nossa itinerância para cidades que ainda não conhecíamos, como Terra Roxa (PR) e São Sebastião do Pontal (MG). O Escambo reafirma o espírito ‘mambembe’, itinerante, que sempre esteve presente no nosso trabalho: democratizar o acesso à arte, estreitar laços com as populações locais e mostrar que o teatro pode acontecer em qualquer lugar”, ressalta.
Uma travessia cultural
O Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul já passou por cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, levando teatro a comunidades afastadas dos grandes centros.
A proposta, contemplada pelo edital Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional da Funarte (Fundação Nacional de Artes), por meio da Bolsa Myriam Muniz de Teatro, aposta na democratização do acesso à arte, sobretudo em territórios onde a cultura ainda é desejo e resistência. Toda a jornada e os bastidores do projeto podem ser acompanhados pelo Instagram: @grupoubu.

O projeto é uma realização do Grupo UBU, sob gestão de produção de Anderson Bosh, que também assina direção e dramaturgia. Na produção executiva e logística, Douglas Moreira e Edner Gustavo; design gráfico Vaca Azul; elenco formado por Anderson Bosh, Douglas Moreira e Edner Gustavo. A música original e preparação vocal é de Ewerton Goulart; montagem e operação de iluminação de Nathália Maluf; montagem e operação de sonoplastia de Nilce Maciel; mediação e orientação das vivências de Kelly Queiroz; registro audiovisual e redes, Karen Freitas e Bruna Fagundes, e coordenação pedagógica de Douglas Caetano.
Serviço:
Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul
“Uma Moça na Cidade” – espetáculo de teatro
Data: Quinta-feira (11 de setembro)
Horário: às 19h30
Local: Praça Pedro Manvailer
Endereço: Rua Antônio João, s/n, esquina com Rua 7 de Setembro – Centro de Ponta Porã
Entrada gratuita/Classificação livre