Da Redação
Nesta sexta-feira (8), às 9h30, os estudantes da Escola Municipal William Tavares de Oliveira, no bairro Silviolândia, em Coxim, terão uma experiência musical diferente da rotina escolar. O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” realiza ali mais uma etapa de sua circulação por Mato Grosso do Sul, com um concerto gratuito apresentado pelo grupo Opus Vivare, formado pelo violonista Evandro Dotto, a cantora lírica Bianca Danzi e o violinista Gabriel Almeida.
O projeto, que tem percorrido espaços públicos de diferentes municípios sul-mato-grossenses, tem como objetivo democratizar o acesso à música erudita. O repertório é cuidadosamente selecionado para apresentar diferentes períodos da história da música – do renascentismo à contemporaneidade – além de incluir composições de autores regionais que têm pouca visibilidade.

Além de promover o encantamento pela música clássica, a proposta também se articula com o ambiente pedagógico. As escolas recebem com antecedência um material educativo sobre o repertório e os compositores, permitindo que os professores trabalhem o conteúdo com os alunos antes do concerto. Essa preparação contribui para uma escuta mais atenta e significativa.
Idealizador do projeto, Evandro Dotto fala sobre a importância de descentralizar o acesso à cultura e da sua motivação pessoal em levar esse tipo de experiência a quem, muitas vezes, está distante das salas de concerto. “Esse projeto nasceu da minha própria trajetória. Eu cresci em cidade do interior e só tive contato com música erudita por meio de um projeto social. Sei o quanto isso pode marcar um jovem, por isso, levar esse repertório às escolas públicas é essencial para quebrar barreiras e mostrar que essa música também é nossa”, afirma o músico, que também é professor de música.
A circulação por cidades do interior reforça a importância da valorização da cultura como um direito. Coxim, que agora recebe o projeto, se soma a uma série de outras cidades por onde o grupo já passou, como Aquidauana, Jardim e Ponta Porã.
O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” é um projeto realizado com recursos da LPG (Lei Paulo Gustavo) do MinC (Ministério da Cultura), por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com apoio da UFMS.
A próxima apresentação acontece no dia 12 de agosto, às 8h30, na cidade de Rio Brilhante.