Posted in

Sistema Brasileiro de Manejo da Irrigação amplia eficiência no uso da água no campo

Foto: Divulgação

Redação Plenax – Flavia Andrade

Ferramenta orienta produtores e gestores com base em dados climáticos e do solo, fortalecendo a segurança hídrica e alimentar no país

A modernização do planejamento e da gestão do uso da água na agricultura avança com a internalização do Sistema Brasileiro de Manejo da Irrigação (SBMI), iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Alinhado às diretrizes da Política Nacional de Irrigação (PNI), o sistema passa a integrar a plataforma tecnológica do Governo Federal, ampliando a capacidade nacional de gestão dos recursos hídricos.

O SBMI é um software desenvolvido para otimizar o uso da água na agricultura, a partir da análise de dados climáticos e de solo. A ferramenta calcula a necessidade hídrica das culturas e indica o momento e a quantidade ideais para a irrigação, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e integração com tecnologias de precisão, como sensores e sistemas de monitoramento.

Com a incorporação à estrutura do MIDR, o sistema passa a contar com evolução contínua, suporte técnico permanente e maior estabilidade operacional, seguindo os padrões definidos pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI). A medida garante autonomia institucional e integração com outros ambientes tecnológicos do governo.

Segundo a coordenadora-geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação (CGPNI), da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Rose Edna Ponde, o SBMI vai além da gestão da água. “A iniciativa fortalece a segurança hídrica como aliada da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável, com potencial de aumentar a produção e a produtividade, ampliando a oferta de alimentos saudáveis à população brasileira”, destaca.

Manejo e simulação

O sistema é estruturado em dois módulos principais — Manejo e Simulação — que permitem planejar o plantio considerando o balanço hídrico ao longo de todo o ciclo das culturas. A ferramenta oferece diferentes níveis de apoio à tomada de decisão e subsidia o levantamento de dados essenciais para projetos de irrigação em diversas regiões do país.

Ao integrar informações sobre clima, solo, disponibilidade hídrica e tipos de culturas, o SBMI fornece recomendações precisas, contribuindo para a redução do desperdício de água, o uso mais eficiente de energia elétrica e o aumento da produtividade agrícola. As atualizações recentes reforçam uma infraestrutura tecnológica preparada para acompanhar a expansão e as futuras demandas do setor.

Parcerias e acesso

O uso do SBMI será consolidado nos Polos de Agricultura Irrigada reconhecidos pelo MIDR, além de universidades e instituições de ensino e pesquisa. A ferramenta também estará disponível no Portal da Irrigação, ampliando o acesso para técnicos, produtores e gestores públicos.

Reconhecido como uma inovação estratégica para a agricultura sustentável no Brasil, o sistema foi desenvolvido por meio de cooperação entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com financiamento do Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/001, vinculado ao Programa Interáguas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)