Redação Plenax – Flavia Andrade
O Governo de Mato Grosso do Sul intensificou os investimentos nas ações de combate às endemias e fortalecimento da vigilância em saúde nos municípios. Nesta sexta-feira (19), o governador Eduardo Riedel entregou dois novos veículos que passarão a atender Vicentina e Fátima do Sul, ampliando a estrutura de apoio às equipes que atuam no controle epidemiológico.
Os automóveis serão utilizados em ações de vigilância, prevenção e enfrentamento de doenças como dengue, chikungunya e zika, garantindo mais agilidade no deslocamento das equipes e maior eficiência nas ações em campo.
Os investimentos refletem resultados positivos. Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul registra queda no número de casos de dengue. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no dia 9, o Estado contabilizou pouco mais de 14 mil casos até o início deste mês. No mesmo período de 2024, foram 19,4 mil registros, enquanto em 2023 o número chegou a 45,5 mil.
“Esta entrega tem um simbolismo muito grande. Os veículos serão empregados para auxiliar no atendimento de saúde, especialmente na atenção primária. Quando fortalecemos essa área, melhoramos todo o sistema de saúde do Estado”, destacou o governador Eduardo Riedel.
Os veículos foram adquiridos pela SES e fazem parte de uma estratégia contínua de fortalecimento das ações de vigilância e controle de endemias em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Com a entrega desta sexta-feira, o Estado passa a contabilizar 51 veículos destinados ao apoio direto das equipes municipais que atuam no controle de vetores e na promoção da saúde ambiental.
O investimento global nas ações de vigilância em saúde já ultrapassa R$ 11,5 milhões. Somente em 2025, as entregas realizadas pela SES representam um aporte de R$ 26,5 milhões, contemplando veículos para vigilância em saúde, transporte assistencial e suporte às equipes municipais.
“Entregas como esta são fundamentais para fortalecer as ações de vigilância em saúde. As arboviroses são um problema de saúde pública que causam impacto e sobrecarga no sistema. Ter estrutura adequada, como as caminhonetes, contribui diretamente para o trabalho dos nossos agentes”, afirmou a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.
Com os novos investimentos, o Governo de Mato Grosso do Sul avança na descentralização das ações, fortalece os municípios e amplia a capacidade de resposta do Estado no enfrentamento às endemias.

