Redação Plenax – Flavia Andrade
A Medtronic, líder global em tecnologia para a saúde, abriu as inscrições para o Medtronic Spark, programa internacional de bolsas de estudo voltado a estudantes de baixa renda que desejam seguir carreira em tecnologia da saúde e áreas correlatas. A iniciativa integra um compromisso global de dez anos da empresa para apoiar a formação de um milhão de estudantes em mais de 70 países, incluindo o Brasil.
Realizado em parceria com o Institute of International Education (IIE), o programa oferece, no Brasil, auxílio financeiro de até US$ 10 mil por ano, renovável por até quatro anos, para custear despesas educacionais como mensalidades, materiais, moradia e alimentação.
Além do apoio financeiro, os estudantes selecionados terão acesso a uma jornada completa de desenvolvimento de carreira, com mentoria de profissionais da Medtronic, participação em painéis sobre o mercado de trabalho, coaching, atividades de networking e orientação profissional ao longo da formação.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas online até 30 de janeiro de 2026, por meio do site do Institute of International Education (IIE).
Quem pode participar
O Medtronic Spark é destinado a estudantes com potencial acadêmico e de liderança, que atendam aos seguintes critérios:
Comprovar dificuldades financeiras significativas para custear os estudos, com prioridade para jovens de famílias de baixa renda;
Estar cursando ou planejando cursar ensino técnico, graduação ou certificações profissionais em tecnologia da saúde ou áreas afins;
Residir no Brasil ou em um dos 75 países elegíveis;
Apresentar bom desempenho acadêmico.
Para a vice-presidente da Medtronic no Brasil, Gisela Bellinello, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a equidade e o desenvolvimento social.
“Na Medtronic, acreditamos que o futuro da saúde também depende da formação de talentos diversos. O programa Spark é uma de nossas iniciativas mais importantes para democratizar o acesso à educação e criar oportunidades reais para jovens de baixa renda que desejam seguir carreiras na área da saúde”, afirmou.
Apoio adicional e impacto social
Além da bolsa anual e da mentoria, os participantes poderão solicitar Fundos de Emergência, destinados a cobrir despesas inesperadas, como custos médicos ou instabilidade habitacional, reduzindo o risco de evasão escolar.
A iniciativa reforça os pilares de impacto social, educação e ESG da Medtronic, ao investir diretamente na formação de pessoas e no fortalecimento da base do setor de saúde, contribuindo para um futuro mais inclusivo e inovador.

