Posted in

Padilha detalha avanços do Agora Tem Especialistas e reforça campanhas de vacinação no Bom Dia, Ministro

Foto: Divulgação / Secom-PR

Redação Plenax – Flavia Andrade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é o convidado do programa Bom Dia, Ministro desta segunda-feira (15), onde vai apresentar as principais ações do Governo Federal para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS e ampliar a cobertura vacinal no país. A entrevista começa às 8h e reúne jornalistas de diferentes regiões do Brasil.

Entre os destaques da pauta está o programa Agora Tem Especialistas, que vem ampliando o acesso da população a consultas, exames e cirurgias por meio da integração das redes pública e privada de saúde. Padilha também vai abordar o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), agora incorporada ao Sistema Único de Saúde.

Vacina contra o VSR no SUS

A imunização contra o VSR passa a ser ofertada pelo SUS para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de proteger recém-nascidos contra a bronquiolite — uma das principais causas de internação e mortalidade infantil nessa faixa etária.

O vírus é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A vacina é aplicada em dose única a cada nova gestação e garante proteção imediata aos bebês. Como não há tratamento específico para a infecção, o cuidado clínico é baseado em suporte médico, como oxigenação, hidratação e uso de broncodilatadores quando indicado.

O Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses do imunizante. O primeiro lote, com 673 mil doses, já foi distribuído aos estados para início imediato da aplicação. O investimento total é de R$ 1,17 bilhão. O Brasil também planeja iniciar a produção nacional da vacina, ampliando a autonomia e o acesso da população.

Vacina nacional contra a dengue

Outro tema da entrevista será a nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única do mundo, totalmente desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan. As primeiras 1,3 milhão de doses produzidas serão destinadas a profissionais da Atenção Primária à Saúde, que atuam nas Unidades Básicas e em ações comunitárias. A previsão é de que as doses sejam aplicadas até o fim de janeiro de 2026.

Redução da fila por atendimento especializado

Com o Agora Tem Especialistas, o Governo do Brasil tem intensificado parcerias com estados e municípios para ampliar o acesso da população a procedimentos especializados. A estratégia inclui o uso da estrutura pública e privada, a chegada de carretas de saúde da mulher a diversos municípios e a implantação de centros e equipamentos voltados ao atendimento oncológico.

O programa também prevê o credenciamento de clínicas e hospitais privados e filantrópicos em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A meta é ampliar em até 30% os atendimentos e reduzir a espera em policlínicas, UPAs, ambulatórios e centros cirúrgicos.

Transmissão ao vivo

O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa é transmitido ao vivo em formato de entrevista coletiva pela TV, rádio e plataformas digitais, incluindo YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do Canal Gov. O sinal para emissoras de rádio é distribuído pela Rede Nacional de Rádio, no mesmo canal de A Voz do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)