Redação Plenax – Flavia Andrade
A Caixa Econômica Federal promoveu, nesta terça-feira (9), em Brasília (DF), a primeira edição do Prêmio CAIXA PPP, que reconheceu cinco projetos de destaque em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões em diferentes regiões do país.
O evento contou com a presença do vice-presidente de Governo da instituição, Marcos Carvalho, e do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, além de autoridades e especialistas do setor.
A premiação destacou iniciativas que, ao longo de 2025, contribuíram para o desenvolvimento sustentável, inovação na gestão pública e promoção da equidade em projetos de infraestrutura e serviços públicos.

Marcos Carvalho ressaltou o papel da premiação. “O Prêmio CAIXA PPP nasceu para reconhecer quem transforma a vontade pública em entrega real, usando inovação e técnica para melhorar os serviços prestados à população”, afirmou.
Rogério Ceron destacou a abrangência da iniciativa. Segundo ele, o prêmio fortalece uma política de Estado que valoriza servidores públicos de todas as regiões, com foco na equidade e diversidade.
Projetos vencedores
Entre os vencedores por categoria estão:
Destaque socioambiental
– Novos CEUs – Lote 1 (São Paulo/SP)
Ente público de destaque em PPPs
– Secretaria de Administração / Superintendência de Parcerias e Concessões – Teresina (PI)
Liderança feminina no setor
– Isadora Chansky Cohen (ICO Consultoria – São Paulo/SP)
Melhor iniciativa em capacitação
– PPP Flix e Capacitações Diversas – Banco do Brasil (DF)
Projetos regionais reconhecidos
Norte: Concessão Regionalizada de Saneamento do Pará (BNDES)
Nordeste: PPP de Iluminação Pública de Teixeira de Freitas (BA)
Centro-Oeste: Programa Estadual de Concessões Rodoviárias de Mato Grosso
Sudeste: PPP de Habitação de Interesse Social – São Paulo
Sul: Programa Mais Escolas Paraná
Carteira de projetos
A CAIXA já ultrapassou a marca de 100 projetos de estruturação de concessões e PPPs em carteira, nos setores de iluminação pública, saneamento, habitação, educação infantil e resíduos sólidos urbanos. A previsão é de investimentos de R$ 38,8 bilhões em 408 municípios, beneficiando mais de 34 milhões de brasileiros.
Com a iniciativa, a CAIXA reforça seu papel como principal parceira do Governo Federal na implementação de políticas públicas, estimulando a inovação, transparência e eficiência nos projetos de infraestrutura em todo o país.

