Redação Plenax – Flavia Andrade
Com o avanço da Rota Bioceânica e a política de expansão logística do Governo de Mato Grosso do Sul, Porto Murtinho dará um salto estrutural com a construção de um novo porto multifuncional. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pela delegação argentina da província de Entre Ríos, durante reunião com o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
A entrega do licenciamento ambiental e da licença de instalação oficializa o início de um empreendimento de R$ 180 milhões, que será executado pela PTP Group, maior operadora da hidrovia do rio Paraguai. As obras estão previstas para começar em 2025, ampliando para três o número de portos em operação no município.
Segundo Jaime Verruck, o novo porto será “multiuso”, preparado para movimentação de fertilizantes, grãos e contêineres. “A hidrovia se conecta diretamente à Rota Bioceânica. É mais um investimento que fortalece essa transição logística que transforma o Mato Grosso do Sul”, destacou.
Hub logístico em formação
A chegada da PTP Group reforça o papel de Porto Murtinho como hub logístico sul-americano. A empresa, que opera portos na Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha e Brasil, aposta na ampliação da hidrovia e no potencial estratégico da Rota Bioceânica para equilibrar o fluxo de exportações e importações na região.
“A hidrovia só funciona com estrutura portuária. A ideia é aumentar também o fluxo de entrada de mercadorias para o Brasil, aproveitando a conexão com a Rota Bioceânica”, explicou Verruck.
Para o CEO da PTP Group, Guillermo Misiano, a integração entre transporte rodoviário e hidroviário tornarà o corredor mais competitivo, reduzindo custos para produtores e ampliando o acesso a insumos. “O circuito passa a ser mais barato para quem exporta e para quem compra fertilizantes”, afirmou.
Ponte Bioceânica e conexões avançam
Paralelamente à expansão portuária, a Ponte Bioceânica — que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai — segue com 80% das obras concluídas. Mais de 400 trabalhadores atuam no canteiro, e a expectativa é que a estrutura esteja pronta no primeiro semestre de 2026. O investimento total é de R$ 575,5 milhões, financiado pela administração paraguaia da Itaipu.
Do lado brasileiro, avança também o acesso ligando a BR-267 à ponte. A obra federal, orçada em R$ 472 milhões, inclui 13,1 quilômetros de ligação, contorno rodoviário e construção do Centro Aduaneiro.
Com o corredor bioceânico em funcionamento, viagens para países asiáticos podem ter redução de até 23% no tempo de transporte — de 12 a 17 dias a menos. O presidente do Paraguai, Santiago Peña, reforçou recentemente o caráter estratégico da obra para toda a região.
Investimentos e impacto regional
Além do novo porto, Porto Murtinho recebe cerca de R$ 80 milhões em investimentos estaduais nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Para o prefeito Nelson Cintra, o movimento reforça a relevância do município no cenário logístico continental.
“Temos duas vertentes de desenvolvimento: a Rota Bioceânica e o rio Paraguai. Grandes empresários argentinos enxergam esse potencial, e Mato Grosso do Sul ganha ainda mais força no corredor”, afirmou.
Com a consolidação desses investimentos, Porto Murtinho se prepara para assumir papel central nas ligações comerciais entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e, a partir do Pacífico, os mercados asiáticos.

