Redação Plenax – Flavia Andrade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 64 cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, devido ao risco de tempestades nesta segunda-feira (1º). As áreas aparecem na faixa amarela de perigo potencial, com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
O aviso segue válido até 23h59 e aponta para volumes de chuva que variam de 30 milímetros por hora a até 50 milímetros ao longo do dia. Apesar da intensidade, o Inmet classifica como baixo o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
O alerta também se estende para municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Em caso de tempestades, o Inmet recomenda medidas de segurança:
Evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
Buscar orientação da Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência.
Mudança no tempo
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), dezembro começou com calor intenso e instabilidade. A entrada de uma nova frente fria, aliada a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, deve favorecer a formação de tempestades no estado.
O Cemtec alerta para a ocorrência de raios, ventos fortes e eventual granizo, além de acumulados expressivos de chuva — que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas.

