Redação Plenax – Flavia Andrade
A Receita Federal libera nesta sexta-feira (28) o lote da malha fina de novembro, contemplando contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco. Ao todo, 214.310 pessoas receberão R$ 494,09 milhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
Desse total, R$ 296,95 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade. Entre eles, 138.164 usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber por Pix. Também têm prioridade pessoas de 60 a 79 anos, contribuintes cuja principal renda é do magistério, pessoas com deficiência ou doença grave, e idosos acima de 80 anos.
Outros 30.867 contribuintes, sem prioridade, também serão pagos após acertarem as pendências e saírem da malha fina.
A consulta ao lote está disponível desde o dia 21 no site da Receita Federal. Basta acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da Receita.
Pagamento
As restituições serão depositadas na conta bancária indicada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Quem não estiver na lista deve acessar o e-CAC, verificar o extrato e, se houver pendência, enviar uma declaração retificadora.
Se o depósito não for concluído — por exemplo, devido a conta desativada — o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte pode solicitar o crédito em qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (atendimento para deficientes auditivos)
Após um ano sem resgate, a restituição deverá ser solicitada novamente no e-CAC, no menu “Meu Imposto de Renda”, opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

