Posted in

Governo lança programa Gás do Povo e inicia recarga gratuita de botijões para 1 milhão de famílias

Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) participou das primeiras entregas em Belo Horizonte, nesta segunda (24): na capital mineira, 52.191 famílias serão beneficiadas nesta fase - Foto: Ricardo Botelho/MME

Redação Plenax – Flavia Andrade

O Governo do Brasil deu início nesta segunda-feira (24) à primeira fase do programa Gás do Povo, que oferece recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para cerca de 1 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social em dez capitais brasileiras. O programa, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro, tem como meta atingir 15 milhões de famílias em todo o país até março de 2026.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou das primeiras entregas em Belo Horizonte, onde 52.191 famílias serão atendidas nesta fase. No total, o estado de Minas Gerais deve contemplar 1,2 milhão de famílias ao longo do programa.

“O Gás do Povo é o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. Ele alivia as contas das famílias, melhora a alimentação e protege a saúde de mulheres e crianças que ainda utilizam lenha, álcool e querosene para cozinhar”, afirmou Silveira.

Como funciona

O programa contempla famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo. Cada beneficiário terá direito a 4 a 6 botijões por ano, dependendo do número de pessoas na residência. A retirada será feita gratuitamente em revendas cadastradas, mediante apresentação do cartão do Bolsa Família, do próprio programa ou do CPF, com validação via código recebido no celular.

Na primeira fase, os estados contemplados são: Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em Belo Horizonte, 81 revendas já estão cadastradas, garantindo cobertura para 69 bairros, com 62% das famílias a menos de 1 km de distância das revendas.

Benefícios e integração com outros programas

O Gás do Povo amplia significativamente o alcance do Auxílio-Gás, triplicando o número de famílias atendidas. As famílias que já recebem o auxílio continuarão sendo beneficiadas até o final de 2025 e, a partir de 2026, passarão a receber a recarga do botijão diretamente.

O programa é parte de uma série de iniciativas do governo para reduzir desigualdades e ampliar o acesso a serviços essenciais, como o Farmácia Popular, Minha Casa Minha Vida, Mais Especialistas e Brasil Sorridente, segundo o ministro Silveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)