Redação Plenax – Flavia Andrade
Para fortalecer as ações de vigilância em saúde, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta segunda-feira (24) novos veículos a 14 municípios, reforçando as atividades de combate a endemias como dengue, chikungunya e zika.
Os veículos, adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), vão agilizar o deslocamento das equipes e ampliar a capacidade de resposta nas ações de controle e prevenção de doenças.

“O Estado é muito grato por todas as ações que têm transformado essa realidade junto aos municípios. Não é tarefa fácil, mas é um esforço conjunto. Esta caminhonete já vai atuar apoiando as ações de combate, com foco na vigilância, que é onde começa o sucesso do sistema de saúde”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
A iniciativa faz parte da estratégia estadual ‘Vigilância em Saúde – Vetores SES’, que busca fortalecer as equipes municipais dedicadas ao controle de vetores e à promoção da saúde ambiental. Segundo o secretário da SES, Maurício Simões, “os veículos chegam em boa hora, com as chuvas e o calor, permitindo intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti”.
Com as entregas, Mato Grosso do Sul passa a contar com 51 veículos voltados exclusivamente à vigilância em saúde, com investimento total superior a R$ 11,2 milhões. Apenas neste ano, o governo já destinou R$ 23,1 milhões em veículos para reforçar a vigilância, transporte assistencial e suporte às equipes municipais.
A solenidade contou com a participação do secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, deputados estaduais e representantes da bancada federal.

