Redação Plenax – Flavia Andrade
A CAIXA anunciou nesta terça-feira (18), durante a COP30 em Belém (PA), o início da captação do Fundo Garantidor de Crédito para Parcerias Público-Privadas (FGC3P), uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso de empresas a financiamentos destinados a projetos de concessão e PPP com foco em sustentabilidade.
Com o novo fundo, empreendimentos de saneamento básico, infraestrutura sustentável, iluminação pública eficiente e outras iniciativas alinhadas à agenda verde poderão obter crédito com condições mais vantajosas.
Incentivo a investimentos sustentáveis
O FGC3P foi desenhado para atrair investidores interessados em projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos compromissos climáticos assumidos pelo Brasil. Podem aportar recursos no fundo:
organismos multilaterais,
empresas,
governos,
doadores internacionais,
e demais stakeholders do setor público e privado.
A CAIXA destaca que a proposta é fortalecer iniciativas voltadas à transição energética justa, ao desenvolvimento sustentável e a políticas públicas que atendam às metas ambientais do país.
Licitantes vencedores de projetos estruturados pelo Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) também poderão utilizar a garantia do FGC3P, fortalecendo a execução de obras estratégicas em todo o território nacional.
“Produto inovador”, afirma CAIXA
Para a diretora de Fundos de Governo da CAIXA, Danielle Mendonça, o fundo coloca o banco e investidores “na vanguarda da transição verde”.
“Esse é um produto inovador, que oferece garantia para a instituição financeira que concede crédito ao licitante vencedor de projetos de PPP. Já temos investidores interessados e tratativas em andamento. Na COP30, apresentaremos o FGC3P ao mercado, mostrando seu potencial para promover um país mais justo e sustentável. Apoiar o fundo é contribuir diretamente para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Danielle.
Como o FGC3P vai operar
Investidores — incluindo governos, organismos multilaterais e empresas — tornam-se cotistas ao aportar recursos no fundo.
Como cotistas, participam da definição das linhas de garantia para financiamentos destinados a projetos públicos estruturados em regime de PPP.
Instituições financeiras também podem integrar o fundo como investidoras, além de serem responsáveis pelos financiamentos concedidos aos vencedores das licitações.
As garantias oferecidas pelo FGC3P reduzem juros e riscos para o financiador, permitindo que empresas executoras de PPPs tenham acesso facilitado ao crédito, o que tende a ampliar a participação nos certames e acelerar a execução de obras essenciais.
Mais informações
A CAIXA disponibiliza detalhes sobre o FGC3P e outros fundos voltados ao apoio a políticas públicas nos seguintes links:
Fundo Garantidor de Crédito para Parcerias Público-Privadas (FGC3P)
Fundo de Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP)
Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (FIRECE)
Fundo de Compensação Ambiental (FCA)
