Redação Plenax – Flavia Andrade
O prazo para solicitar a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já está aberto. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Podem solicitar a reaplicação os candidatos que foram impedidos de realizar o exame devido a problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou desastres naturais nos dias de aplicação. Nesse caso, o participante poderá fazer apenas as provas referentes ao dia que não conseguiu realizar. Um exemplo são os inscritos de Rio Bonito do Iguaçu (PR).
Datas ajustadas no Pará
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que coincide com o período das provas regulares na região.
Enem 2025
A edição de 2025 do Enem registrou 4,8 milhões de inscritos, com cerca de 70% de presença nos dois dias de prova. Ao longo de mais de duas décadas, o exame se consolidou como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies.
Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. O exame também pode ser aproveitado em universidades portuguesas conveniadas com o Inep, permitindo que estudantes brasileiros tenham acesso simplificado ao ensino superior em Portugal.
Novidades para 2026
A próxima edição do Enem terá novidades:
Passará a integrar a avaliação da qualidade do ensino médio no país, fornecendo um diagnóstico mais preciso da educação básica.
Haverá estudos de viabilidade para aplicar o Enem em países do Mercosul, ampliando o alcance do exame no próximo ano.
