Da Redação
ARIES é reconhecida com nota máxima em cerimônia que contou com a presença do prefeito João Campos e autoridades do Ministério do Meio Ambiente no Rio de Janeiro
A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) venceu com nota máxima o Edital Fundo Clima nº 1/2025 Periferias Verdes Resilientes, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A instituição foi destaque entre todas as propostas submetidas, resultado que reconhece sua qualidade técnica, consistência metodológica e o alinhamento estratégico do projeto com a visão de futuro nacional em adaptação climática e justiça socioambiental.
A cerimônia de reconhecimento do primeiro lugar nacional ocorreu no Rio de Janeiro, no último dia 4, durante o Fórum de Líderes Locais, encontro preparatório para a COP30 realizado pelo ICLEI no contexto do C40 World Mayors Summit 2025. O evento contou com a presença da diretora-presidente da ARIES, Mariana Pontes, do prefeito do Recife, João Campos, e de autoridades como o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e a secretária de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro, Tainá de Paula.
A proposta submetida prevê intervenções em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) na Macroárea Cajueiro (Recife, PE). Localizada na RPA 2, a região é marcada pela presença de assentamentos precários e pela recorrência de inundações nas margens do Rio Beberibe. O projeto propõe ações articuladas aos investimentos do Novo PAC e ao programa Recife Cidade Parque, o que reforça a integração entre políticas públicas estruturantes com o apoio da Prefeitura do Recife.
De acordo com o Atlas Digital de Desastres (MIDR, 2023) e dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC, 2023), o Brasil vem registrando recordes históricos de eventos hidrológicos e climatológicos, com eventos extremos intensificados especialmente em regiões periféricas. Os dados evidenciam a crescente vulnerabilidade das cidades aos impactos das mudanças climáticas. Nesse contexto, projetos que utilizam Soluções Baseadas na Natureza têm se destacado por promover resiliência climática, inclusão social e melhoria da qualidade ambiental urbana.
Em um ano simbólico, em que a ARIES celebra 10 anos de atuação, o reconhecimento nacional reafirma o protagonismo da organização na agenda de inovação urbana e ambiental. “Estamos juntos com o objetivo de levar infraestrutura verde de qualidade para as periferias e melhorar as políticas públicas. Assim colaboramos para a qualidade de vida na cidade do Recife”, afirma Mariana Pontes.
Para o prefeito João Campos, o resultado alcançado pela ARIES simboliza um avanço estratégico na agenda climática e urbana do Recife. “Temos a obrigação de levar para as cidades práticas novas e modernas que muitas vezes nossas gestões ainda não conhecem. Isso tudo tem um impacto extraordinário, como no caso do Jardim Filtrante, exemplo que queremos multiplicar”, destacou o prefeito.
Com implementação prevista para 2026, o projeto reforça o compromisso da cidade com um futuro mais sustentável, resiliente e inclusivo.
