Da Redação
Recurso auxilia no carregamento de cimento e obtém ganhos de produtividade com agendamentos via WhatsApp
Com o objetivo de melhorar o atendimento e a experiência dos cerca de 1.500 motoristas que circulam diariamente por suas fábricas e filiais, a InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do país, desenvolveu e implementou o TransformaLog, programa de logística que permite o agendamento de carregamentos de cimento via WhatsApp, trazendo mais agilidade e eficiência ao processo.
A iniciativa, estendida para todas as fábricas, foi desenvolvida em resposta à demanda dos motoristas por um processo mais dinâmico, integrando a implantação do pedido e o agendamento do carregamento em uma única plataforma. “O Transformalog é inovador em todos os seus pilares e teve como base o entendimento de que os motoristas são nossos clientes na expedição, que é a porta de entrada da empresa”, afirma Sérgio Maroco, gerente de Logística da InterCement Brasil.
Segundo ele, a InterCement Brasil já avança para uma segunda fase do projeto, atualmente em testes na unidade de Ijaci (MG). Nessa nova etapa, algumas partes do processo, que hoje são realizadas manualmente, passarão a ser automatizadas. O piloto inclui totens de autoatendimento com leitura facial para entrada no pátio, classificação por ordem de agendamento, além de balanças equipadas com câmeras para leitura automática de placas e pesagem. E, na sequência, o caminhão é liberado para o carregamento, tanto de cimento ensacado quanto a granel.
Se os testes forem bem-sucedidos, a inovação será expandida para outras unidades da companhia. “Outro ganho importante é o tempo de comunicação entre o motorista e a InterCement Brasil, que cairá de três minutos e meio para apenas 40 segundos”, destaca Maroco.
Sobre o TransformaLog
Em parceria com a Trizy, empresa do grupo NSTech, a InterCement Brasil desenvolveu o pilar de tecnologia do TransformaLog, que simboliza um importante avanço na gestão de transporte. A plataforma conecta diariamente ofertas de frete a transportadoras e motoristas autônomos, tornando o processo mais ágil, eficiente e integrado.
Por meio do agendamento de horários de carregamento, o TransformaLog contribui para reduzir filas, organizar as operações e aumentar a previsibilidade dos tempos de carregamento, um passo essencial para uma logística mais inteligente e conectada.
As medidas já resultam em ganhos de produtividade, com mais viagens por dia, melhores tarifas de frete, rastreamento das cargas CIF e roteirização das entregas. “Os motoristas passaram a esperar menos tempo para o carregamento, aumentando a produtividade e com mais conforto, já que podem escolher o seu horário”, afirma Maroco, destacando que, em algumas fábricas, o tempo médio de espera foi reduzido em até 60%.
O processo também incluiu mudanças estruturais baseadas em uma ampla pesquisa sobre os hábitos e expectativas dos motoristas. Como resultado, foram revitalizados e criados espaços de logística e expedição em fábricas de seis estados (RS, SP, MG, GO, MS e BA), oferecendo áreas de descanso, lazer e convivência para motoristas e famílias.
