Redação Plenax – Flavia Andrade
O Brasil é um verdadeiro celeiro de frutas, produzindo desde espécies típicas de cada região até variedades estrangeiras que se adaptam ao solo e clima do país. Terceiro maior produtor mundial, atrás apenas da Rússia e da China, o país colhe mais de 41 milhões de toneladas em 2,6 milhões de hectares, segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Entre essas, uvas e morangos se destacam, com produção conjunta de 1 milhão de toneladas anuais.
Essa abundância abastece não apenas o consumo direto, mas também a indústria de alimentos, transformando-se em sucos, tortas, bolos, doces e, claro, sorvetes. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), em 2019, cerca de 20% do volume de sorvetes fabricados no país — ou 43,6 milhões de litros — utilizavam frutas em sua composição.
No JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, o carro-chefe é o sorbet de açaí, responsável por 40% do ticket médio da rede. Todos os produtos são feitos com frutas frescas, em produção própria, e apresentam formulação vegana, sem glúten e sem lactose. Entre os destaques de sabores:
Frutas vermelhas
Um mix de morango, amora e framboesa, rico em antioxidantes, vitaminas C e E, fibras e minerais. Além do sabor intenso e aroma delicado, essas frutas contribuem para a vitalidade, o bem-estar e a sensação de leveza.
Maracujá com manga
Essa combinação tropical equilibra a doçura da manga com o toque ácido do maracujá, trazendo frescor e energia. O sabor ainda permite a adição de frutas in natura como kiwi, morango e banana, oferecendo uma experiência personalizada e refrescante.

