Posted in

10 livros que você precisa ter na estante ainda em 2025

Foto: Divulgação

Da Redação

Títulos contemplam variados gêneros e propõem uma jornada literária imperdível antes que o ano termine

Entre clássicos imortais e reflexões urgentes sobre o nosso tempo, esta seleção reúne dez obras que merecem um lugar na sua estante, e no seu 2025. São livros que atravessam séculos, estilos e temas, conduzindo o leitor de mares literários profundos à mente dos maiores pensadores da atualidade.

Da coletânea que reúne três grandes romances de José Sarney — O dono do mar, Saraminda e A duquesa vale uma missa — à nova e belíssima edição de O Morro dos Ventos Uivantes, da Via Leitura, você está convidado a revisitar os clássicos sob novas luzes.

Já títulos como Família: urgências e turbulências, de Mario Sergio Cortella, e O valor e o sentido da vida, de Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros Filho, mergulham nas inquietações humanas com a lucidez que marca o pensamento contemporâneo.

A lista ainda reserva surpresas para todos os gostos: os bastidores de crimes que abalaram o Brasil, a genialidade do maior e mais excêntrico detetive da literatura mundial, o manifesto jovem que será lançado durante a COP30, além do provocativo livro que desafia estereótipos de gênero. O resultado é uma vitrine que combina emoção, inteligência e diversidade, uma jornada literária imperdível antes que o ano termine.

Box coletânea Sarney

Três dos mais marcantes romances do escritor brasileiro e acadêmico José Sarney compõem a Coletânea – Obras de Ficção: “A Duquesa vale uma missa”, “O dono do mar” e “Saraminda”. Cada livro traz ao leitor um mergulho em universos distintos – da França renascentista aos garimpos amazônicos, passando pela cultura ribeirinha do Maranhão – sempre com a marca da prosa lírica e envolvente de Sarney. Este box oferece ao público a oportunidade de acessar três narrativas que, embora independentes, dialogam pela intensidade de personagens, cenários e temas universais.

(Autor: José Sarney | Editora: Principis | Onde encontrar: Amazon)

O Morro dos Ventos Uivantes

O único romance escrito por Emily Brontë é um dos maiores clássicos da literatura de língua inglesa. Publicado em 1847, o livro chocou a sociedade vitoriana da época. Desde então, tem cativado leitores no mundo inteiro com seu clima soturno, seus personagens cativantes e uma paixão arrebatadora. Com nuances fantasmagóricas, a obra narra a história da família Earnshaw. Heathcliff é o filho adotivo ― depois da morte do patriarca, ele passa a ser destratado por seu irmão, Hindley, mas conta com a compaixão da irmã, Catherine. Rancor, vingança e paixões proibidas dão o tom deste fascinante enredo.

(Autora: Emily Brontë | Editora: Via Leitura | Onde encontrar: Amazon)

Família: urgências e turbulências

Esta obra é uma profunda reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas famílias. Com linguagem acessível, exemplos cotidianos e uma abordagem filosófica e ética, Cortella propõe um olhar crítico e construtivo sobre a formação de crianças e jovens em tempos de mudanças aceleradas, rarefação da convivência e turbulências emocionais e sociais. A esta nova edição foram acrescentados dois capítulos, que ampliam e aprofundam os temas centrais do texto original, com ênfase nas transformações provocadas pela virtualização da vida e os impactos dos algoritmos nas relações.

(Autor: Mario Sergio Cortella | Editora: Cortez | Onde encontrar: Amazon)

O valor e o sentido da vida

Em um mundo que incessantemente nos impõe definições de prosperidade e bem-estar, como encontrar o verdadeiro valor e sentido da vida? Este livro, fruto de um diálogo profundo e inspirador entre Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros Filho, dois dos maiores nomes do pensamento contemporâneo, convida o leitor a uma reflexão essencial sobre a natureza do ser humano. Na obra, os autores discutem a busca por uma vida boa e autêntica, questionam as imposições sociais de sucesso em contraste com a realização pessoal e enfatizam a importância do conhecimento.

(Autoria: Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros | Editora: Papiru 7 Mares | Onde encontrar: Amazon)

Na cena do crime: Por trás da fita amarela

A verdade nem sempre aparece à primeira vista. Mas os vestígios falam. E o perito sabe escutá-los. Com décadas de atuação no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Ricardo Salada nos conduz pelos assassinatos mais complexas do país. Em “Na cena do crime: Por trás da fita amarela”, ele revela como nascem os laudos que sustentam investigações, expõe falhas recorrentes na preservação de provas e compartilha lições aprendidas em campo entre sangue, silêncio e contradições. Um retrato honesto da perícia criminal brasileira, escrito por quem viveu tudo de muito perto.

(Autor: Ricardo Salada | Editora: Principis | Onde encontrar: Amazon)

Um estudo em vermelho

Em 1887, Arthur Conan Doyle apresentou Sherlock Holmes ao mundo. Em sua primeira aparição, o detetive ― que hoje carrega o título de mais famoso da literatura ― conhece o doutor John H. Watson, com quem logo constrói uma amizade marcada pela lealdade e pela troca de conhecimentos. Na Londres do final do século XIX, Holmes é chamado para investigar um possível crime: um homem foi encontrado morto, sem sinais de violência, em uma casa vazia, mas com misteriosas marcas de sangue. Embarque em um mistério obsessivo e magnético e se apaixone pela excentricidade e genialidade lógica do detetive.

(Autor: Arthur Conan Doyle | Editora: Via Leitura | Onde encontrar: Amazon)

Juventude e clima: vozes do futuro

Este livro resulta de uma parceria entre o Programa Global Youth Climate Pact e a Fundação Astrojildo Pereira, e configura-se como um diálogo entre cientistas e jovens, no contexto de uma contribuição para a 30ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática (COP30). A relevância do tema assenta no fato de que a juventude atual constituirá a próxima geração que enfrentará, de forma mais intensa, as consequências das crises climáticas. Conscientes da insuficiência das ações dos líderes políticos perante a crise ambiental, esses jovens buscam assumir maior protagonismo na definição de seus próprios destinos.

(Organizadores: Alfredo Pena-Vega e Elimar Pinheiro do Nascimento | Editora: Cortez | Onde encontrar: Amazon)

Coisa de menino?

O que significa ser homem nos dias de hoje? Contardo Calligaris e Maria Homem se voltam às questões que rondam o masculino, oferecendo uma análise acerca da construção social e histórica da identidade masculina. A obra aborda a complicada relação dos homens com o próprio corpo, explorando aspectos como autocontrole, repressão, misoginia e paternidade. Os autores falam sobre as fantasias masculinas de heroísmo e poder, a dificuldade que o homem tem de lidar com o próprio desejo e com o desejo feminino, além das grandes questões envolvendo amor, sexo e violência.

(Autoria: Maria Homem e Contardo Calligaris | Editora: Papirus Debates | Onde encontrar: Amazon)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)